Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Acessibilidade e inclusão são temas do Projeto “Sala de Espera”


Por Ascom em 6 de abril de 2016

O projeto Sala de Espera desta terça-feira, dia 5, abordou o tema Inclusão da Pessoa com Deficiência e Acessibilidade, desenvolvido pela militante em acessibilidade e inclusão Liliane Arouca do Carmo, que relatou as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram no Brasil, afirmando “que está muito atrasado nos aspectos acessibilidade e inclusão, na criação de ambientes adequados às pessoas com deficiência”.

a_DSC_6141

A militante Liliane Arouca destacou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência em razão da falta de acessibilidade e inclusão

A palestrante citou exemplos, como no interior dos ônibus, “onde quase sempre é preciso que alguém carregue a cadeira de rodas para que o cadeirante consiga embarcar. O ideal seria que ele pudesse fazer isso sozinho, como em muitos países, onde isso já é possível”, ressaltou. Destacou, ainda, a necessidade da instalação de rampas para cadeirantes nas edificações, assim como a presença de intérprete de Libras para deficientes auditivos em áreas de atendimento ao público e o aumento do número de publicações em braile para deficientes visuais.

Liliane Arouca ressaltou também situações de constrangimento que já enfrentou e deu dicas sobre como agir diante de pessoas com deficiência.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >