Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensores públicos da área de Execução Penal de Ribeirão das Neves participam de concurso de paródias na Penitenciária José Maria Alkimim


Por Ascom em 19 de maio de 2016

Os defensores públicos Guilherme Andrade Carneiro Deckers, Marcella Moraes Pereira das Neves, Paulo Henrique Drummond Monterio e Thomaz Fiterman Tedesco, todos em atuação na área de Execução Penal da Defensoria Pública em Ribeirão das Neves, participaram, no dia 13 de maio, da final do concurso de paródias musicais “Cantando o Tema”, organizado pela Escola Estadual da Penitenciária José Maria Alkimim.

Cada turma do ensino fundamental e médio produziu uma paródia musical e dançante, de canções contemporâneas e conhecidas, modificando suas letras para adequá-las ao tema: “Zika vírus, Dengue e o mosquito Aedes Aegypti”. Após a votação, o júri, formado por representantes da comunidade local, escolheu as equipes vencedoras, que foram agraciadas com prêmios oferecidos pela unidade prisional.

DSC00153

Apresentação de paródias pelos alunos da Escola Estadual da Penitenciária José Maria Alkimim

Ao final da apresentação, os defensores públicos prestaram informações sobre a atuação da Defensoria Pública na comarca, na área de Execução Penal.

Para o defensor público, Paulo Henrique Drummond Monteiro, este tipo de iniciativa é essencial para a reintegração dos apenados à sociedade, “pois, possuem a capacidade de abrandar os estigmas sociais que acometem a pessoa presa, além de limitar os efeitos deletérios e criminógenos do encarceramento, reduzindo os danos à dignidade, que são inerentes à própria privação da liberdade, trazendo esperança aos sentenciados”, concluiu.

O defensor público parabenizou a iniciativa dos professores e alunos da escola. “A alegria e a descontração foram a tônica desta tarde. Além de fomentar a criatividade dos reeducandos, promover o  trabalho em equipe e encontrar talentos, o concurso possibilitou a conscientização dos apenados sobre problemas atuais da nossa sociedade, como as epidemias transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e formas para a sua prevenção. Foi, também, um momento especial para a Defensoria Pública se aproximar, ainda mais, dos seus assistidos na caminhada à reintegração comunitária, prestando-lhes informações sobre a atuação na Execução Penal”, finalizou.

DSC00162

(esquerda) Defensores públicos, Guilherme Andrade Carneiro Deckers e Paulo Henrique Drummond Monteiro; professores da Escola Estadual da Penitenciária José Maria Alkimim e, à direita, a Superintendente de Atendimento ao Preso da Subsecretaria de Administração Prisional do Estado de Minas Gerais, Louise Bernardes Passos Leite



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >