Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Café com Assistidos e inauguração da Linha do Tempo da DPMG na V Semana da Defensoria Pública


Por Ascom em 17 de maio de 2016

dpgfalando

Na manhã desta terça-feira (17/05), defensores públicos, assessores, coordenadores e servidores compartilharam o café da manhã com os assistidos que compareceram ao atendimento inicial da Defensoria Pública na Capital. O já tradicional “Café com Assistidos” integrou as atividades da V Semana da Defensoria Pública, que comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio e, neste ano, marca também, as comemorações dos 40 anos da Defensoria mineira. Desde 2010, o evento é promovido pela Instituição, com o apoio da Adep-MG.

“Não poderíamos deixar de compartilhar a alegria de estarmos comemorando essas festividades, com vocês, nossos assistidos, que são a nossa razão de existir”. Com essas palavras, a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, deu as boas vindas aos presentes.

A_DSC_9407

Coordenador Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Marcelo Carneiro Vieira; defensora pública, Eliane Medeiros; presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso; pastor Paulo Bottrel; coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar; e a defensora-geral, Christiane Malard

Ao explicar a missão constitucional da Defensoria Pública, Christiane Malard reafirmou seu compromisso como defensora-geral e de sua equipe, em trabalhar “arduamente para que a Defensoria Pública possa, cada vez mais, se fortalecer e estruturar, para que o atendimento a vocês possa ser feito da maneira mais célere e mais eficiente possível, proporcionando igualdade e cidadania para todos”.

A_DSC_9540

DSC_9563publico

A coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar, ressaltou que a profissão de defensor público representa uma escolha de vida. “Sermos defensores públicos, é para nós uma missão, que é recompensada quando, a cada dia, vemos, nos sorrisos de vocês, a satisfação pelo bom atendimento e a esperança na solução de seus problemas”. Eden Mattar agradeceu aos assistidos, “que são a essência da Defensoria Pública”.

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, manifestou a alegria da Associação em “somar neste evento” e declarou estar “muito honrado em compartilhar o café com os assistidos”.

Em agradecimento aos 40 anos da Defensoria Pública, o pastor Paulo Bottrel abençoou os presentes e fez uma oração, com base no texto bíblico de Isaías: 58. “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados. Todavia, me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus, Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor? Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse”.

A_DSC_9530

Momento de oração

Linha do Tempo

Após a benção, foi realizada a inauguração da Linha do Tempo da Defensoria mineira. Idealizadora da Linha do Tempo da DPMG, a defensora pública, Eliane Medeiros, falou sobre a importância da preservação da memória e fez um breve retrospecto da história da Instituição. “A Defensoria resgata o passado para poder construir um presente melhor, para aperfeiçoarmos, para um futuro melhor ainda, A casa da cidadania, a casa do povo, está aberta e à disposição de vocês, há 40 anos, em Minas Gerais”.

A_DSC_9481

Apresentação da Linha do Tempo

A_DSC_9576

Coordenadora da Regional Mata I, Ana Lúcia Gouveia Leite; DPG Christiane Malard; coordenadora da Regional Norte, Maurina Fonseca Matos; coordenador Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Marcelo Carneiro Vieira; e a defensora pública, Eliane Medeiros

B_DSC_9536

Coordenador Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Marcelo Carneiro Vieira; presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso; defensora pública, Eliane Medeiros; pastor Paulo Bottrel; coordenadora do Atendimento, Eden Mattar; defensora-geral, Christiane Malard; e a defensora pública, Irma Luzia de Paiva Reis

Clique aqui para ver mais fotos.

Visita de cortesia

A_DSC_9586

Após o evento, a defensora pública-geral, Christiane Malard, acompanhada pela chefe de gabinete, Luciana Leão Lara; recebeu, em seu gabinete, a coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar; o pastor Paulo Bottrel; a coordenadora da Regional Mata I, Ana Lúcia Gouveia Leite; e a coordenadora da Regional Norte, Maurina Fonseca Matos



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >