Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


“Café com Assistidos” marca o segundo dia da Semana da Defensoria Pública


Por Ascom em 19 de maio de 2015

Nesta segunda-feira (18/05), com o já tradicional “Café com Assistidos”, a Defensoria Pública de Minas Gerais confraternizou com os cidadãos que compareceram ao atendimento inicial da Instituição na capital. Defensores públicos, servidores e assistidos compartilharam o café da manhã e receberam uma benção. Desde 2010, o evento é promovido pela Instituição com o apoio da Adep-MG.

A_DSC8669“Hoje é dia de festa. É com grande alegria que compartilhamos com os senhores a comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio”. Com essas palavras, a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, recebeu os assistidos.

A DPG explicou a origem da data da celebração, que foi escolhida por marcar a data do falecimento do Santo Ivo, doutor em teologia, direito, letras e filosofia e que dedicou sua vida para defender os menos favorecidos, e falou sobre a missão constitucional da Defensoria Pública. “É por isso que nós, defensores públicos, estamos aqui. Para levar aos senhores, não só o acesso à Justiça, mas também, para defender os direitos de todos. Quando os assistidos chegam aqui muito cedo, podem ter a certeza de que eu também estou acordando muito cedo e dormindo muito tarde para lutar por uma Defensoria mais forte, mais estruturada e valorizada, valorizando o defensor público e o cidadão. Essa é a nossa luta, esse é o meu objetivo e é por isso que estamos aqui hoje”, afirmou Christiane Procópio.

Em seguida, a DPG agradeceu o patrocínio da Adep para o café e convidou os presentes a receberem uma benção do pastor Paulo Mazoni. “Embora o Estado seja laico e não exista a pretensão de fazer qualquer vinculação religiosa, convido-os para uma benção”.

A_DSC8675O pastor Paulo Mazoni abençoou os presentes e a Defensoria Pública. O pastor ressaltou a relevância e a qualidade do trabalho executado pelos defensores. “Quando trabalhamos por uma causa justa, Deus trabalha conosco” (Jeremias, capítulo 9, versículos 23 e 24). “Os defensores trabalham para o povo, defendendo aqueles que estão sendo injustiçados. A Defensoria Pública é o serviço público a favor dos pobres, de quem não tem condições”, afirmou o pastor.

A coordenadora do setor de Atendimento da Capital, defensora pública Eden Mattar, destacou a função maior da Instituição: atender seus assistidos. “A Defensoria Pública de Minas Gerais nada seria sem vocês. Vocês são a nossa fortaleza. É por vocês que nós acordamos de madrugada, é por vocês que nós dormimos mais tarde, é por vocês que nós temos uma sobrecarga de trabalho, muitas vezes não reconhecida pela sociedade. É por vocês que nós estamos aqui”.

A DPG agradeceu a presença de todos, convidando-os para lanchar. Vários defensores públicos e servidores participaram do “Café com Assistidos”.

A_DSC8681

A_DSC8710

A_DSC8716

_DSC8730



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >