Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


“Café com os Assistidos” celebra o Dia Nacional da Defensoria Pública na DPMG


Por Ascom em 21 de maio de 2019

Agradecimento, oração e calor humano marcaram a 9ª edição do “Café com os Assistidos”, tradicional evento da Semana da Defensoria Pública, realizada em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio.

A ação, que aconteceu nesta terça-feira (21/5), na sede I da DPMG em Belo Horizonte, foi promovida pela Instituição, com o apoio e patrocínio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG).

Durante o encontro, em que defensores públicos de Minas Gerais compartilharam o café da manhã com os assistidos que estavam aguardando atendimento, o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, agradeceu a confiança dos cidadãos e reafirmou o propósito da Instituição.

“A Defensoria Pública existe para vocês que estão aqui buscando seus direitos, inclusive de ter uma prestação de serviço adequada. Não é favor, é nossa obrigação, somos servidores públicos”, disse.

Atendendo a pedido do defensor-geral, os assistidos ficaram em pé e foram aplaudidos pelos defensores públicos e servidores presentes.

“Mesmo com limitações orçamentárias e dificuldades, fazemos o nosso melhor. Podem ter a certeza que, todos os dias, nós da Defensoria Pública – defensoras e defensores públicos, servidores da Casa, colaboradores, estagiários e voluntários – estamos aqui com um único objetivo: atendê-los com excelência. Agradeço a todos pela confiança depositada em nosso trabalho”, finalizou o DPG.

Emocionada, a assistida Rita de Cássia de Oliveira, de 56 anos, agradeceu aos defensores públicos. “Não temos condições de pagar um advogado. Obrigada por tudo. Que Deus abençoe vocês”, disse. Rita é assistida da Defensoria há cinco anos e faz questão de contar que “sempre foi muito bem atendida aqui. Os defensores atendem a gente com muito carinho”.

A assistida Rita de Cássia fez um agradecimento aos defensores públicos, na pessoa do defensor-geral, Gério Soares

Também a pedido do DPG, o servidor Fabrício Natalino de Aguiar fez a leitura de um versículo bíblico e deixou uma mensagem de fé e esperança para os presentes. “Que a Defensoria Pública seja um socorro de Deus para suas vidas e que a necessidade de vocês seja atendida”.

O presidente da Adep-MG, Fernando Campelo Martelleto, destacou o acolhimento festivo e especial para a celebração do Dia Nacional da Defensoria Pública e homenagem ao Santo Ivo, “padroeiro das causas dos vulneráveis”.

Martelleto afirmou que a finalidade do café oferecido é receber os assistidos com carinho e com essa aproximação que a Defensoria precisa ter sempre com seus assistidos. “A razão de ser da nossa Instituição e da nossa carreira é dar o melhor atendimento, com qualidade e sensibilidade humana, a todos vocês”.

A coordenadora do Atendimento da Capital, Sílvia Leonel Ferreira, deu as boas-vindas aos assistidos, frisou a alegria em recebê-los e agradeceu a confiança no trabalho da Instituição.

Participaram também a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; a diretora de Eventos da Adep-MG, defensora pública Eliane Aparecida de Castro Medeiros; a coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep MG), Eden Mattar; o assessor Institucional, João Paulo Torres Dias; e a assessora da Corregedoria-Geral, Dhebora Maria Conde Ubaldo; além de defensores públicos, servidores, estagiários e voluntários.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >