Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


“Café com os assistidos”: defensores e cidadãos comemoram a Semana da Defensoria Pública


Por Ascom em 21 de maio de 2014

Os cidadãos que compareceram ao atendimento inicial da Defensoria Pública da capital, nesta quarta (21/05), compartilharam o café da manhã com os defensores públicos. O evento já é tradição nas comemorações da Semana da Defensoria Pública.  Desde 2010, a Instituição, com o apoio da Adep-MG, promove o “Café com os assistidos” .

A_DSC8075

Ao abrir o evento, a defensora pública geral, Andréa Abritta Garzon, deu as boas vindas aos presentes e manifestou o desejo da Instituição em atender cada vez melhor seus assistidos. “As demandas são infinitas e os defensores, finitos. Trabalhamos diariamente para atender vocês, que são a razão de existir da Defensoria. A Defensoria Pública não é uma casa de caridade. Ninguém vem aqui pedir favor. Estamos aqui para servi-los e isto é um direito de vocês”, afirmou a DPG.

A_DSC8085

Defensora geral, Andréa Abritta Garzon: “hoje recebemos vocês com um carinho especial, para comemorarmos juntos o Dia Nacional da Defensoria Pública”

O coordenador do Setor de Atendimento da Defensoria Pública na capital, Vladimir de Souza Rodrigues, reafirmou o propósito da Instituição em acolher os assistidos. “Trabalhamos para vocês. Esta Casa é de vocês e estamos aqui à disposição”.

A diretora Cultural da Adep-MG, Laurelle Carvalho de Araújo, informou sobre a aprovação no Senado Federal, nesta terça (20/05), da PEC das Defensorias, a PEC 4/2014. A proposta fixa prazo de oito anos para que a União, os estados e o Distrito Federal dotem todas as comarcas de defensores públicos.

Presente no evento, a assistida Conceição aproveitou a ocasião para agradecer, de público, a defensora Flávia Marcelle Torres Ferreira, pela solução de um problema. “Eu tinha uma briga de oito anos com a Copasa e a defensora resolveu em dois meses. Eu sinto que aqui na Defensoria nós somos bem recebidos”, declarou.

A_DSC8146

Defensora pública Flávia Marcelle (ao centro) recebe o agradecimento da assistida

Ao convidar os presentes para compartilharem uma benção, independente do credo de cada um, a defensora pública geral falou sobre o padroeiro da Defensoria Pública, Santo Ivo, conhecido historicamente por ter sido um advogado que dedicou sua vida à causa das pessoas necessitadas. O dia de Santo Ivo e o Dia Nacional da Defensoria Pública são comemorados em 19 de maio.

Ao abençoar os presentes, Frei Gilvander, religioso conhecido como defensor de causas sociais e humanistas, falou sobre a missão da Defensoria Pública em atender juridicamente as pessoas economicamente necessitadas. “A Constituição Federal diz que a dignidade humana tem que ser respeitada. Para ter dignidade, temos que ter respeitados nossos direitos. A Defensoria é a instituição responsável por levar a justiça para todos”.

A_DSC8154

Frei Gilvander desejou liberdade, vida e justiça para todos

A_DSC8169

O evento contou com a presença de vários defensores e servidores públicos. Além da diretora Cultural da Adep-MG, a Associação foi representada por sua vice-presidente, Marolinta Dutra



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >