Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Casamento Comunitário da Defensoria Pública celebra a união de 50 casais em Ribeirão das Neves


Por Ascom em 23 de outubro de 2018

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em parceria com a Superintendência de Assistência Social de Ribeirão das Neves e com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias da Instituição, promoveu, na sexta-feira (19/10), uma edição do Casamento Comunitário no município, oficializando a união de 50 casais. O evento aconteceu na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, que cedeu o teatro para sua realização.

A cerimônia contou com marcha nupcial executada por músicos da Polícia Militar, decoração especial, troca de alianças, benção ecumênica, entrega das certidões de casamento e sorteio de presentes.

Compuseram a mesa solene: o padre Jorge Paulo Ponciano de Farias; o superintendente de Proteção Social Básica do Município, Edmilson Souza; a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; a defensora pública e idealizadora da ação, Mônica Batista Soares Garcia Amim; o oficial substituto do cartório de Registro Civil de Ribeirão das Neves, Ramon Borges Dias; a diretora de Assistência Social do Servas, Elisângela Mendes, representando a presidente, Carolina Pimentel; o prefeito de Ribeirão das Neves, Moacir Martins da Costa Júnior; defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares; o juiz de Direito e diretor do Foro, Eduardo Monção Nascimento; o vereador pastor Dário, representando a Câmara Municipal; o coordenador Local em Ribeirão das Neves, Gustavo Lima Leite; o secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Rodinei Gonçalves Duarte; o secretário do Conselho Superior da DPMG, Galeno Gomes Siqueira; o pastor Rodney de Souza Alves; e o conselheiro da Defensoria Pública, Felipe Augusto Cardoso Soledade

O defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, destacou a ação como uma oportunidade para concretizar sonhos e levar cidadania para a população. “Este é o nosso trabalho: trazer o acesso aos direitos para todos os cidadãos. Contem sempre com a Defensoria Pública”, afirmou.

O DPG agradeceu aos noivos e famílias presentes, pela confiança na Defensoria Pública, e aos parceiros, pelo apoio que possibilitou a realização do evento.

Gério Patrocínio Soares passou a palavra para a defensora pública Mônica Batista Soares Garcia Amim, enaltecendo sua iniciativa e trabalho na promoção do Casamento.

Defensor-geral, Gério Patrocínio Soares

A defensora pública Mônica Garcia Amim, em atuação na comarca de Ribeirão das Neves, destacou a missão da DPMG como agente de transformação social e agradeceu a confiança dos casais participantes.  “Nós, defensores públicos, ficamos muito felizes em poder fazer um pouco de diferença na vida de vocês. A Defensoria está aqui para isso. Contem conosco, ” reforçou.

Defensora pública e idealizadora do evento, Mônica Garcia Amim

O prefeito de Ribeirão das Neves, Moacir Martins da Costa Júnior, salientou os valores inerentes ao casamento, que traz “dignidade para cada casal, valorizando a constituição do bem maior na vida do cidadão, que é a família”, afirmou.

Prefeito Moacir Martins da Costa Júnior

O juiz de Direito e diretor do Foro da comarca de Ribeirão das Neves, Eduardo Monção Nascimento, parabenizou a Defensoria Pública pela iniciativa. O magistrado destacou que vários casais participantes do Casamento “são famílias já constituídas que esperavam pela realização desse sonho” e fez um elogio aos noivos, por “estarem aqui, demonstrando amor e respeito uns pelos outros”.

Juiz de Direito e diretor do Foro, Eduardo Monção Nascimento

O padre Jorge Paulo Ponciano de Farias e o pastor Rodney de Souza Alves abençoaram os casais e sua união.

Após a solenidade, foram sorteados entre os casais 19 eletrodomésticos presenteados pelo Servas e pela Hypofarma e três vouchers para consumo na pizzaria e Lanchonete Moinhos.  

Também com o apoio de parceiros, todos os noivos foram presenteados com bombons, bolos de pote e bem-casados

Troca de alianças entre os noivos

A cerimônia contou com execução da marcha nupcial por músicos da Polícia Militar de Minas Gerais, sob a regência do subtenente Leonardo

Dois casais receberam simbolicamente as certidões de casamento, representando, cada um, os cartórios de Ribeirão das Neves e de Justinópolis. Os demais casais receberam o documento após a solenidade.

Entrega da certidão a casal de Ribeirão das Neves

Casal de Justinópolis recebe a certidão

Presenças

O evento contou com a presença do secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Rodinei Gonçalves Duarte; do sargento Abelha, da 5ª Companhia independente dos Bombeiros Militar de Sete Lagoas; do assessor Institucional, João Paulo Torres Dias; da subcoordenadora do Núcleo Estratégico da Defensoria Pública de Proteção aos Vulneráveis em Situações de Crise, Carolina Morishita Mota Ferreira; dos defensores públicos da comarca, Lucas de Ávila Chaves Borges, Fábio Moisés Iwamizu Silva e Paulo César Azevedo de Almeida; além de defensores públicos, servidores, apoiadores do evento, amigos e familiares dos noivos.

Parceiros

Também foram parceiros da iniciativa: Cartórios de Registro de Pessoas Naturais de Ribeirão das Neves e Justinópolis; Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas); Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG); Corpo de Bombeiros; Sicoob JUS-MP; Supermercados BH; Dilene Confiserie; Alicerce Editora Gráfica; Hypofarma; Prima Linea, Pizzaria e Lanchonete Moinhos, Mônica Decoração, Padaria Pampulha; Marlene Doces Finos; Buffet Alvina Bitencourt; Buffet Serenidade; Instituto Embeleze; Holambelo; Gislene Lourdes – Madrinhas do Coração; Sintonia Cerimonial; e equipe de fotógrafos formada por Luciana Rabelo Alexandre Sarbeli, Liliane Santos, Coronel Aviador, Adnre Curityba, Flávio Alves e Carolina Cássia e Regina.

Coordenador Local em Ribeirão das Neves, Gustavo Lima Leite; defensor público Paulo César Azevedo de Almeida; membro do Conselho Superior Felipe Augusto Cardoso Soledade; assessor Institucional, João Paulo Torres Dias; defensora pública Mônica Batista Soares Garcia Amim; secretário do Conselho Superior, Galeno Gomes Siqueira; subcoordenadora do Núcleo Estratégico da Defensoria Pública de Proteção aos Vulneráveis em Situações de Crise, Carolina Morishita Mota Ferreira; defensor-geral, Gério Patrocínio Soares; defensor Fábio Moisés Iwamizu Silva; coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; e o defensor público Lucas de Ávila Chaves Borges

Defensores públicos acompanhados por músicos da Polícia Militar e outros parceiros do evento

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Mídia

Clique aqui para ver a reportagem do Casamento veiculada pelo MGTV 2ª edição.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >