Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Casamento Comunitário da Defensoria Pública realiza o sonho de mais de 600 casais na Capital


Por Ascom em 14 de dezembro de 2015

Seiscentos e dezenove casais disseram “sim”, durante o Casamento Comunitário realizado pela Defensoria Pública, na sexta-feira (11/12), em Belo Horizonte. A cerimônia aconteceu no ginásio do Mineirinho, com direito a tapete vermelho, marcha nupcial executada pela banda da Polícia Militar, benção, bolo, flores, sorteio de presentes, bombons e bem-casados para os noivos. Cerca de 6 mil pessoas, entre autoridades, noivos e convidados, prestigiaram a celebração. No dia 28 de novembro, a DPMG realizou também o Casamento Comunitário em Cássia e em Uberlândia.

Emoção, encanto e felicidade marcaram a cerimônia, que contou com a presença de várias autoridades, defensores públicos, servidores, convidados dos noivos, além do pastor e presidente da Igreja Batista Central, Paulo Mazoni, e do diácono da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dimas Ferreira Lopes, que abençoaram os recém-casados

Compuseram a mesa de honra: pastor Paulo Mazoni; presidente do Ibdfam, Rodrigo da Cunha Pereira; presidente do Colégio Registral de Minas Gerais, Letícia Franco Maculan; juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Bruno Teixeira Lino; representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo; deputado estadual, Iran Barbosa, representando o presidente da ALMG, Adalclever Lopes; secretário de Estado de Governo, Odair Cunha; defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; secretário de Estado de Esporte, Carlos Henrique Alves; subsecretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Rômulo Ferraz; esposa do presidente do TJMG, Margit Marcondes; assessor institucional da PMMG, cel PM Marvel Cristo, representando o comandante-geral da PM, cel Marco Antônio Badaró Bianchini; presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso; e o diácono, Dimas Ferreira Lopes

Em sua fala, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, destacou a atuação extrajudicial da Instituição e falou sobre a importância do casamento para a estruturação familiar. “O casamento comunitário hoje realizado densifica o compromisso da Defensoria Pública de Minas com a atuação extrajudicial, voltada para a promoção dos direitos humanos, emprestando proteção jurídica à valorização do afeto e promovendo a regularização de relações familiares”.

Christiane Malard agradeceu aos defensores públicos e servidores envolvidos no evento e, aos parceiros, “que, com seu apoio inestimável, permitiram a realização deste sonho”. “Todos nós engrandecemos com a realização deste importante evento. Sigamos juntos em busca de uma sociedade mais justa, mais humana e melhor”, finalizou a DPG.

DPG Christiane Malard fala aos presentes

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, que representou o governador, Fernando Pimentel, parabenizou a Defensoria Pública pela iniciativa que, segundo ele, “dá oportunidade aos casais de confirmarem, publicamente, seu amor”.

Centro de Mediação e Conciliação Familiar

A cerimônia marcou a inauguração do Centro de Mediação e Conciliação Familiar, novo serviço que será oferecido pela Defensoria Pública na Capital. A iniciativa, que tem o propósito de evitar a judicialização de demandas e resolver os conflitos de forma célere e eficaz, contribui para a busca da paz social.

O Centro vai promover encontros com casais para resolver, por meio do diálogo e da mediação, questões familiares em sua origem, tais como guarda, alimentos e visitas. Os atendimentos do serviço começam em 7 de janeiro.

Publicação

Como um dos resultados da capacitação em mediação de conflitos que a Defensoria Pública vem promovendo continuamente para seus membros, foi lançada a obra “Mediação Humanizada”, elaborada por defensores públicos, em parceria com a Fundação Nacional de Mediação de Conflitos.

DPG Christiane Malard e presidente do Ibdfam, Rodrigo da Cunha, fazem a entrega de um exemplar da primeira edição da obra para o secretário de Governo, Odair Cunha

Presenças

Participaram também da solenidade: os deputados estaduais, João Leite e Fred Costa; a coordenadora especial de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social, Andréa Abritta Garzon, representando o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcelos; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG), deputado estadual Roberto Andrade; o corregedor-geral da DPMG e presidente do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG-DPE/DF/DPU), Ricardo Sales Cordeiro; diretor de Articulação da Anadep, Heitor Baldez, representando o presidente da Associação, Joaquim Neto e a esposa do cantar César Menotti, Teonilia Menotti.

A_DSC_1238

Sorteio

Com o apoio dos parceiros Roteiro Turismo, Tauá Resort Caeté e Rosália Nazareth Joias, foram sorteados entre os recém-casados uma viagem para Porto Seguro, um final de semana no Tauá Resort Caeté e uma joia.

Parcerias

A realização do Casamento Comunitário contou com o apoio do Poder Judiciário, Corregedoria de Justiça do Estado de Minas Gerais, Governo do Estado de Minas Gerais, Recivil (Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais), Oficiais das Serventias do Registro Civil do Município de Belo Horizonte, Adep-MG, Buffet Catharina, Sincor-MG, Sicoob Jus-MP,  Copasa, Polícia Militar de Minas Gerais, dupla César Menotti e Fabiano, Artes em Vídeo, Tauá Resort Caeté, Doce Maria Confeitaria, Roteiro Turismo, Revista Encontro Noivas e Rosália Nazareth Joias.

Clique aqui para ver mais fotos.

DPMG na mídia

Clique nos links para ver a repercussão do evento na imprensa.

Band Minas – 11/12

MG TV 1ª edição -11/12

Jornal Minas 2ª edição – 11/12

Rede TV – 11/12

Jornal da Alterosa 2ª edição – 11/12

MG Record – 11/12

Jornal Estado de Minas – 11/12

Jornal O Tempo – 11/12

Fonte: Ascom / DPMG (14/12/2015)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >