Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Coletivo Ocupa e Educa celebra um ano e faz balanço das atividades


Por Ascom em 28 de junho de 2019

O Coletivo Ocupa e Educa realizou nesta quinta-feira (27/6) o primeiro encontro comemorativo de um ano de atividades. A celebração aconteceu na sede I da Defensoria Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte, organizada pela defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, cofundadora do movimento e coordenadora do Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc – Paz em Ação) e da Câmara de Estudos de Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial.

Na ocasião foi apresentado o relatório das atividades e encontros realizados neste primeiro ano de atuação. Participaram a coordenadora do grupo Mães pela Diversidade, Myriam Salum, e os integrantes do Mesc e do Ocupa e Educa: Matheus Lacerda, professor de História e pós-graduando; Priscila Fabrini, estudante de Direito; Djalma Tomé, diretor de escola e parceiro do Mesc; Bernadette de Fátima Trigo Passos e Késsia Teixeira, presidente da UJS/BH e também cofundadora do movimento.

Integrantes do Coletivo Ocupa e Educa e os defensores públicos Francis Coutinho e Vladimir de Souza Rodrigues

No encontro foi realizada dinâmica, com jogo de cartas baseado na comunicação não-violenta, onde cada um, a partir de um sentimento, expressa seus desejos e necessidade naquele momento. Os presentes foram indagados sobre qual a necessidade de se encontrarem no coletivo. As cartas utilizadas representaram apoio, acolhimento, eficiência, reciprocidade e alimento.

De acordo com a defensora Francis Coutinho, o Coletivo Ocupa e Educa é o primeiro grupo híbrido, ou seja, formado pela comunidade e a Defensoria Pública de Minas. “A proposta é unir esforços entre a DPMG, estudantes secundaristas e universitários, professores e integrantes de outros movimentos para estudar a educação enquanto direito social, com enfoque na educação com dignidade, inclusiva e baseada no respeito à diversidade”, completou a defensora.

Um segundo encontro será marcado com outros integrantes do Coletivo em dia e horário diverso para reunir os demais integrantes, na sua maioria professores.

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >