Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Comarca de Pirapora tem novas instalações da Defensoria Pública


Por Ascom em 30 de janeiro de 2018

A Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou novas instalações da Instituição na comarca de Pirapora. A solenidade foi realizada na segunda-feira (29/01) e contou com a presença da defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, entre outras autoridades.

A inauguração, em sequência de uma série de cinco na Região Norte do Estado, dá continuidade à política institucional da atual administração da DPMG de instalação de unidades custeadas com recursos próprios, possibilitando o exercício de sua autonomia e melhorias para os assistidos e defensores públicos.

Descerramento da placa de inauguração

Compuseram o dispositivo de autoridades: a defensora-geral, Christiane Malard; os coordenadores da Regional Norte e Local em Pirapora, Cláudio Fabiano Pimenta e Vanêssa Rodrigues Mello, respectivamente; o vice-prefeito, Orlando Pereira Lima; o diretor do foro, juiz de Direito, Carlos Renato de Oliveira Côrrea; o capitão da Marinha do Brasil, Alessandro Anilton Maia Nonato; o delegado regional da Polícia Civil de Minas Gerais, Diego Casemiro da Silva; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Pirapora, Maurício Tadeu Machado Vargas; o comandante do 2º pelotão de Bombeiros Militar, ten. Carlito Pereira Filho; a presidente e o vice-presidente da Apac de Pirapora, Kátia Cristiane Santos Castro e José Trajano Porto; e o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso

Também prestigiaram a cerimônia o chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares; o assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; os defensores públicos Jessé Luis Gaiotto de Moraes e José Sanches Aranda Neto, em atuação em Pirapora e Patos de Minas, respectivamente; os assessores do Centro de Segurança Institucional da DPMG, sargentos Braga e Silva; o advogado José Patrício da Silveira Neto e a mediadora judicial Ana Cristina Alves Silveira.

A nova sede em Pirapora possui localização próxima ao Fórum, facilitando o acesso dos cidadãos vulneráveis. As novas instalações incluem recepção, uma sala de conciliação e sala individual de atendimento dos defensores públicos, preservando a privacidade dos assistidos e promovendo acolhimento humanizado.

Durante seu pronunciamento, a defensora-geral, Christiane Malard, afirmou que a história da DPMG é marcada por superações e afirmações e destacou que, “mesmo com todas as dificuldades financeiras, a importante inauguração da nova sede em Pirapora representa mais um passo na história de consolidação da casa da cidadania mineira, além de avanço institucional marcante da nossa gestão e das coordenações regional e local”.

Christiane Malard ressaltou as vantagens das novas instalações, que “dignificam a atuação dos valorosos profissionais que aqui trabalham e beneficiam os usuários dos nossos serviços”.

Sobre a conquista do novo espaço, a DPG salientou o empenho do coordenador da Regional Norte, Cláudio Fabiano Pimenta; da coordenadora Local em Pirapora, Vanêssa Rodrigues Mello; e do defensor público José Sanches Aranda Neto, antigo coordenador Local.

Aos defensores que atuam na comarca, Vanessa Mello e Jessé Luis Gaiotto de Moraes, a defensora-geral agradeceu o “empenho diário em manter com tanta dignidade o trabalho da Defensoria Pública”. A DPG agradeceu, ainda, aos servidores que trabalham em Pirapora.

Emocionada, Christiane Malard, lembrou do sonho de transformar a Defensoria Pública de Minas Gerais, especialmente, nas regiões mais carentes do estado, e destacou seu compromisso de estar presente na Região Norte, onde foram inauguradas unidades nas comarcas de Januária, São João da Ponte, Francisco Sá, Janaúba e, agora, Pirapora. A DPG enfatizou que a concretização desse sonho é uma conquista coletiva.

Defensora pública-geral do Estado, Christiane Malard

A defensora-geral agradeceu às instituições parceiras da DPMG – Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Governo do Estado de Minas Gerais, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Câmara Municipal, além do Ministério Público, Ordem dos Advogados, e Polícias Militar e Civil. “Apesar dos avanços significativos, todo o nosso trabalho não seria possível sem o estabelecimento de parcerias com instituições de peso do nosso estado”.

“Nossa estrada ainda é longa. A Defensoria mineira está presente em 113 das 296 comarcas do estado. Somos 652 em 1200 defensores necessários. Apesar das dificuldades, precisamos avançar. As instituições estão em patamares de consolidação diferentes e nos momentos de mais agudas crises é que o cidadão carente mais precisa do braço e do apoio do Defensor Público. Nossa esperança é saber que os Poderes Executivo e Legislativo estão atentos e sensíveis à questão”, finalizou a defensora-geral, Christiane Malard.

Representando a prefeita de Pirapora, Marcela de Warmillon, o vice, Orlando Pereira Lima, ressaltou a carência existente na região e a importância do trabalho da Defensoria Pública. Para o vice-prefeito, “o poder público tem que se fazer presente e dar suporte à população carente”. Orlando Pereira parabenizou a defensora-geral pela coragem e conquista e renovou o apoio da Prefeitura à DPMG. 

Vice-prefeito Orlando Pereira Lima

O coordenador da Regional Norte, Cláudio Fabiano Pimenta, agradeceu e destacou o esforço do colega José Sanches Neto, da defensora-geral e equipe, que “não mediram esforços para materializar esse antigo sonho da Defensoria Pública de Pirapora. Agora, a sede é adequada para atender à imensa demanda e possibilita levar para o nosso assistido um trabalho de mais qualidade e com maior dignidade”.

Coordenador da Regional Norte, Cláudio Fabiano Pimenta

Cláudio Fabiano Pimenta salientou o comprometimento da defensora-geral, Christiane Malard, “que vem sempre se mostrando coerente, honrando compromissos anteriormente assumidos, inclusive, com especial atenção para o Norte de Minas”, afirmou o coordenador.

A coordenadora Local em Pirapora, Vanêssa Rodrigues Mello, manifestou seu orgulho em integrar a instituição que atende a camada mais carente da população e destacou o avanço e benefícios da nova estrutura.

Coordenadora Local em Pirapora, Vanêssa Rodrigues Mello

O defensor público José Sanches Aranda Neto, ex-coordenador Local em Pirapora, ressaltou a importância da nova sede para a comarca, defensores públicos e, principalmente, para os assistidos da DPMG.

José Sanches agradeceu à defensora-geral e ao Gabinete, que “entenderam a nossa necessidade e possibilitaram a mudança das instalações”. O defensor ressaltou que a nova estrutura possibilitará o crescimento da unidade e a realização de projetos. Destacou, ainda, importantes conquistas recentes da DPMG, como a aprovação da lei da área meio, e agradeceu aos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Defensor público José Sanches Aranda Neto, ex-coordenador Local em Pirapora

O diretor do foro de Pirapora, juiz de Direito Carlos Renato de Oliveira Correa, lembrou a realidade anterior da DPMG na comarca, quando a Instituição ocupava uma sala no fórum. Como titular da vara criminal, o juiz destacou que a grande maioria dos processos da área são de assistidos da Defensoria.

Carlos Renato de Oliveira enfatizou a competência técnica e trabalho de excelência realizado pelos defensores públicos da comarca, salientando a importância do mesmo para a efetivação da justiça. O juiz parabenizou a Instituição pelo avanço e fez votos de crescimento.

Diretor do foro de Pirapora, juiz de Direito Carlos Renato de Oliveira Correa

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, ressaltou as condições de trabalho da nova sede, “adequadas para o atendimento à população carente, com a melhor qualidade possível”. Eduardo Generoso parabenizou a defensora pública-geral, Christiane Malard, pela inauguração, “que representa um avanço”.

Presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso

O capitão da Marinha do Brasil, Alessandro Anilton Maia Nonato, afirmou sentir-se honrado em “presenciar esse marco histórico para Pirapora”. Para o capitão, que destacou a humanidade do trabalho realizado pelos defensores mineiros, “proporcionar acesso à Justiça àqueles que necessitam significa promover equilíbrio e paz social”.

Capitão da Marinha do Brasil, Alessandro Anilton Maia Nonato

O delegado regional da Polícia Civil de Minas Gerais em Pirapora, Diego Casemiro da Silva, também destacou a importância histórica da inauguração e o “bom trabalho que a Defensoria Pública tem realizado na comarca, proporcionando acesso à justiça à população, com uma prestação jurisdicional da maior qualidade”, afirmou o delegado.

Delegado regional da Polícia Civil, Diego Casemiro

Defensora-geral acompanhada pelo chefe de Gabinete, assessores, coordenadores, defensores públicos e autoridades presentes

Defensor público Jessé Luis Gaiotto de Moraes; DPG Christiane Malard; coordenadora Local em Pirapora, defensora pública Vanessa Mello; e diretor do foro, juiz Carlos Renato de Oliveira Correa

Defensora pública-geral acompanhada pelo vice-prefeito Orlando Pereira Lima

Defensores públicos Jessé de Moraes e Vanessa Mello; defensora-geral, Christiane Malard; delegado regional da Polícia Civil, Diego Casemiro; e o capitão da Marinha do Brasil, Alessandro Anilton Maia Nonato

Defensora-geral e o vice-prefeito acompanhados pelos representantes da Apac Pirapora, vice-presidente José Trajano Porto, presidente Kátia Cristiane Santos Castro e o encarregado Evaldo dos Reis

Advogado José Patrício da Silveira Neto; DPG Christiane Malard; e a mediadora judicial Ana Cristina Alves Silveira

Clique aqui para ver mais fotos.

DPMG na mídia:

Site da Prefeitura Municipal de Pirapora



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >