Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Conselho Superior da DPMG inaugura retrato da ex-DPG Christiane Malard


Por Ascom em 13 de setembro de 2019

Foi inaugurado nesta sexta-feira (13/9/2019), na galeria de ex-defensores públicos-gerais, o retrato da defensora pública Christiane Neves Procópio Malard. A solenidade aconteceu na abertura da 9ª sessão ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (CSDPMG). Christiane Malard ocupou o cargo de defensora pública-geral entre julho de 2014 e julho de 2018.

Ao se dirigir à homenageada, o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, falou sobre o aprendizado durante o período em que trabalhou com a ex-DPG, principalmente sua confiança e lealdade com a equipe. “Por causa de sua garra em conquistar, em levar a instituição ao patamar merecido, que hoje inauguramos o seu retrato nesta estrutura que simboliza o crescimento da Defensoria Pública em sua gestão”.

Após o descerramento, Christiane Malard, citando trechos do “Tratado sobre a Gratidão”, de São Tomás de Aquino, agradeceu a homenagem recebida pelo CSDPMG. “No nível mais profundo do “Tratado da Gratidão” fico obrigada a continuar este diálogo e a poder contribuir, na medida de minhas possibilidades, para os projetos, trabalhos, debates e reflexões institucionais”, exclamou. 

Defensora pública-geral por dois mandatos consecutivos (2014-2018), Christiane Malard ressaltou a importância dos defensores públicos que integraram sua equipe de trabalho, servidores e parceiros que contribuíram com sua gestão, familiares e amigos.

“Quando olharem para o retrato, gostaria que vissem todo o cenário de um tempo de fé, muito trabalho e esperança semeados na Defensoria Pública mineira, com todas as pessoas que fizeram parte desta história de luta. Que este retrato tivesse perspectivas que mostrassem os infindáveis projetos e ações amorosamente realizados em benefício da população hipossuficiente”, disse a defensora pública.

Christiane Malard

Em seguida, o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Fernando Campelo Martelleto, lembrou seu discurso – proferido por ocasião da posse da homenageada, em 2014 – sobre o papel e as dificuldades do cargo de defensor público-geral.

Fernando Martelleto

Fernando Martelleto ressaltou a capacidade da ex-DPG frente às dificuldades e adversidades do cargo. “Vossa excelência bem se desincumbiu da árdua tarefa. Houve muitos acertos durante sua gestão. A Defensoria Pública avançou durante esse período, merecendo destaque as melhorias implementadas nas sedes, tanto da capital quanto do interior, a adoção do planejamento estratégico como ferramenta de gestão inovador e a criação da Escola Superior da Defensoria Pública, permitindo melhor capacitação dos membros da carreira e servidores”, disse o presidente da Adep-MG.

Em nome dos conselheiros eleitos, o secretário do CSDPMG, Galeno Siqueira, falou sobre os avanços da Defensoria Pública durante as duas gestões de Christiane Malard, em especial a estruturação física do Conselho Superior. “Com sua disposição para o trabalho e competência, tenha certeza que deixou vários tijolos assentados nesta esplêndida construção que é a Defensoria Pública. Toda vez que olharmos para o seu retrato lembraremos da quão exitosa foi sua passagem pela Administração Superior”, ressaltou.

O corregedor-geral da DPMG, Flávio Nelson Dábes Leão, parabenizou o trabalho realizado durante a gestão. “Sua passagem pela Defensoria-Geral engrandeceu esta instituição e o cargo que ocupou. Semeou sementes que, certamente, lá na frente ainda vamos colher frutos do que foi plantado em sua gestão”.

Corregedor-geral Flávio Dábes

A subdefensora pública-geral, Luciana Leão Lara Luce, que integrou a equipe da gestão 2016-2018, testemunhou sobre a dedicação, comprometimento e profissionalismo com os quais Christiane Malard sempre desempenhou suas funções frente à Instituição. “A Defensoria Pública cresceu e avançou muito durante os quatro anos que esteve à sua frente. A concretização do primeiro planejamento estratégico, caminhando para uma gestão mais profissional e mais eficiente, com a intenção de levarmos cada vez mais serviços de qualidade aos nossos assistidos”, finalizou.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >