No dia 10 de novembro, o defensor público Fernando Orlan Pires Resende, coordenador da Defensoria Pública em Uberlândia, foi um dos entrevistados do Programa “Política Cruzada” da TV Paranaíba, afiliada da Rede Record.
Com a participação do juiz criminal Joemilson Donizetti Lopes, ex-diretor do foro de Uberlândia, o programa abordou a história do Mutirão “Direito a Ter Pai”, projeto da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, que nasceu em Uberlândia, os números do VI Mutirão, e ainda, a construção da nova sede da Defensoria Pública em Uberlândia no Complexo Jurídico, local onde já está em funcionamento o Ministério Público Estadual e encontram-se em construção o Tribunal de Justiça e o Ministério Público Federal.
Em estúdio, o juiz Joemilson Donizetti Lopes, o jornalista apresentador do programa, Rick Paranhos, e o defensor público Fernando Orlan Pires Resende
Na 6ª edição do Mutirão “Direito a Ter Pai”, realizada no município em 18 de outubro, 700 pessoas foram atendidas pela Defensoria Pública, sendo realizadas 151 coletas de material genético para exame de DNA e 22 reconhecimentos espontâneos de paternidade. A ação contou com a participação de 51 profissionais e com o apoio de diversos parceiros colaboradores, entre eles, Prefeitura Municipal, Icasu, Cartório de Registro Civil, Laboratório Biogenectis e Banco do Brasil.
Ao abordar a construção da nova sede da Defensoria Pública em Uberlândia, Fernando Orlan reportou as atuais dificuldades estruturais enfrentadas pela Instituição, embora tenha ressaltado a necessidade de edificação da nova sede. O coordenador explicou que a Defensoria Pública recebeu em doação, com o encargo de construir o edifício em cinco anos, um terreno de 1500 m² localizado no Complexo Jurídico do município.
Segundo Orlan, restam apenas mais quatro anos para a construção da sede e foi constituída uma comissão formada pelos defensores públicos em atuação na comarca, membros da mídia local, políticos e o juiz criminal Joemilson Donizetti Lopes, ex-diretor do foro, que idealizou o Complexo Jurídico e iniciou a construção do TJMG no local. Buscando organizar um mutirão para viabilizar a construção da nova sede, a comissão já iniciou as tratativas com os poderes públicos, reunindo-se com deputados estaduais, empresários e sociedade civil organizada. É sabido que projetos como o Mutirão “Direito a Ter Pai”, bem como a mudança da sede da DPMG para o Complexo Jurídico, trazem e trarão à Defensoria Pública, mesmo sem estrutura adequada, mais condições para a prestação de serviços e maior visibilidade, possibilitando um atendimento melhor e com mais dignidade aos assistidos”, afirma o coordenador Fernando Orlan.
O programa “Política Cruzada” da TV Paranaíba, afiliada da Rede Record, é veiculado todos os domingos no Triângulo Mineiro, entrevistando as principais lideranças políticas de Uberlândia e região, com apresentação do jornalista Rick Paranhos.
Embora ainda não publicada, em breve, a entrevista poderá ser conferida pelo site (clique aqui).
Fonte: Ascom / DPMG (14/11/2013)