Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Coordenadora do Mesc participa do 44º Congresso da União Colegial de Minas Gerais


Por Ascom em 3 de abril de 2018

A defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, coordenadora do Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc – Paz em Ação), proferiu palestra no 44º Congresso da União Colegial de Minas Gerais (UCMG).

Realizado nos dias 27 e 28 de março no Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte, o encontro teve como objetivo o debate sobre a escola que os estudantes desejam e sobre o papel dos mesmos na luta democrática no Brasil. Estiveram presentes em torno de 300 estudantes da Capital mineira, das regiões Metropolitana, Zona da Mata e Jequitinhonha, entre outras.

A temática do encontro foi a crítica à ditadura militar e sua repressão aos estudantes militantes com prisões, torturas e mortes. Os alunos homenagearam o estudante Edson Luis, morto há 50 anos durante a ditadura, e a vereadora do Rio de Janeiro e militante política Marielle Franco, assassinada recentemente.

O evento contou com a participação da ex-secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo; do ex-ouvidor-geral do Estado, Wadson Ribeiro; da presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Valéria Morato; e da presidente do Grêmio do Estadual Central, Laura Lemos; entre outras personalidades.

A defensora pública Francis de Oliveira (foto) participou da mesa de abertura do evento no dia 27 de março e também do lançamento do livro “Calabouço – rebelião estudantil na ditadura civil-militar em 1968”, de autoria de Geraldo Jorge Sardinha.

No dia 28, participou como convidada da Mesa de Conjuntura com o tema “O papel da educação como instrumento de construção de um país soberano” e, ainda, abordou o tema “Escolas sem mordaça e a contrarreforma do ensino médio”.

a_img-20180402-wa0012



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >