Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Coordenadoria de Capacitação dá continuidade ao Curso Mediação de Conflitos


Por Ascom em 21 de março de 2016

A Coordenadoria de Capacitação promoveu na quinta-feira, dia 17, no auditório da Defensoria Pública, aula do Curso de Mediação de Conflitos, que teve como palestrante o professor Eduardo Vieira, que falou sobre “Teoria do Conflito e Negociação”.  Eduardo Vieira é gestor de Projetos e coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE). A abertura do curso foi realizada em fevereiro, com aula magna da professora Gabriela Asmar, que falou sobre a teoria e a prática em mediação de conflitos.

O professor Eduardo Vieira abriu a aula com uma abordagem conceitual e panorâmica atual de enfrentamento, apresentando os métodos de solução de conflitos, conceitos e distinções. Negociação, conciliação, mediação e arbitragem foram temas desenvolvidos durante o curso, com destaque para a prevenção do conflito, indicação e manejo do método mais adequado para cada caso.

a_DSC_4659

O professor Eduardo Vieira abriu o curso com a aula sobre teoria do conflito e negociação

O curso continuou na sexta-feira, dia 18, com o tema “Teoria do Conflito e Negociação” desenvolvido pela professora Corine Lopes, mediadora de conflitos e membro do Grupo de Estudos em Mediação de Conflitos da OAB/MG. À tarde, a professora Fernanda Levy, mediadora, membro do corpo de mediadores do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, abordou o tema “Política Pública: Tratamento adequado de Conflitos e Arcabouço Legal”.

SONY DSC

A professora Corine Lopes durante a sua aula na sexta-feira, no auditório da Defensoria Pública

No sábado, dia 19, o tema “Arbitragem como método de solução de conflitos” foi abordado pela professora Camila Linhares, diretora executiva da Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CMA/CREA), conselheira da Câmara de Arbitragem Empresarial (Caminas) e superintendente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem. As próximas aulas do curso de Mediação serão realizadas nos dias 8 e 9 de abril.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >