Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Coordenadoria de Capacitação e MGS promovem treinamento para servidores e funcionários da DPMG


Por Ascom em 22 de agosto de 2014

Na quarta-feira (20/08), servidores e funcionários da MGS lotados na Defensoria Pública na Capital participaram de treinamento com o tema Segurança do Trabalho e Atribuições da Defensoria Pública.

Voltado para servidores e funcionários da MGS que exercem atividades junto à Diretoria de Recursos Logísticos e Tecnológicos e à Superintendência de Gestão da Informação, o treinamento foi realizado pela Coordenadoria de Capacitação da DPMG e pela MGS.

Abrindo os trabalhos, a assessora de Planejamento e Infraestrutura, Roberta de Mesquita Ribeiro, falou sobre a atuação da Defensoria Pública, suas especificidades, e as particularidades do público atendido pela Instituição. Roberta de Mesquita destacou a importância de cada servidor e funcionário no atendimento ao público e na busca do aprimoramento dos serviços prestados pela DPMG. “A Defensoria Pública é a ponte entre o Estado e a sociedade e todos nós que trabalhamos aqui fazemos parte desse processo e dessa construção. Todos nós somos Defensoria Pública”, ressaltou a assessora.

A_DSC0680

Roberta de Mesquita Ribeiro: “o trabalho realizado por cada de nós, reflete na qualidade do atendimento prestado”

A também assessora de Planejamento e Infraestrutura, Hellen Caires Teixeira Brandão, reiterou a importância de todos conhecerem a Instituição e se sentirem como parte dela. Hellen Caires explicou que apesar dos serviços prestados pela Defensoria serem gratuitos, “o assistido que nos procura não vem pedir um favor, ele vem receber um serviço público”. A assessora explicou que uma das finalidades do treinamento foi oferecer um panorama da Instituição e apresentar a Coordenadoria de Capacitação, que foi instituída em julho deste ano para auxiliar a Defensoria Geral na implementação e na coordenação de políticas de gestão do conhecimento, utilizando ferramentas de capacitação, qualificação, atualização, formação, aperfeiçoamento, dentre outras.

A_DSC0688

A coordenadora Hellen Caires explicou a diferença entre cliente e assistido

A técnica em segurança do trabalho da MGS, Sarah Santos Lacerda, ministrou treinamento sobre a Norma Regulamentadora nº 35 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho.

Sarah Lacerda expôs as situações de risco no trabalho, os equipamentos de segurança de uso necessário, as responsabilidades de empregador e empregado e a possibilidade de recusa fundamentada pelo funcionário para realizar tarefas que podem oferecer riscos a sua integridade física.

A_DSC0696

Técnica em segurança do trabalho falou sobre a NR-35

A técnica falou sobre a necessidade de conscientização dos funcionários que lidam com situações de risco, que passa pela realização de exames médicos específicos e por registros documentais através do POP (Procedimento Operacional Padrão), APR (Análise Preliminar de Risco) e PRT (Permissão para a Realização do Trabalho). Sarah disponibilizou contato para informações e esclarecimento de dúvidas.

Ao encerrar o evento, a diretora de Recursos Humanos, Carla Carvalho, agradeceu a presença de todos e explicou que o treinamento foi o primeiro de uma série de outras capacitações. A diretora ressaltou a relevância do tema abordado e solicitou aos funcionários que não deixem de esclarecer suas dúvidas e questionamentos, que devem ser encaminhados ao encarregado Nilson para que sejam tomadas as providências necessárias.

A_DSC0698

Diretora de Recursos Humanos, Carla Carvalho, encerra o treinamento



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >