Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


CSDPMG dá posse aos novos conselheiros para o biênio 2013/2015


Por Ascom em 3 de dezembro de 2013

Em sessão especial, realizada na sexta-feira (29/11), foi empossado o novo Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais para o biênio 2013/2015. A nova composição traz três defensores lotados no interior do Estado e três em atuação na Capital. Apenas dois foram reeleitos para novo mandato.

A sessão foi aberta pela defensora pública geral, Andréa Abritta Garzon, com a presença de defensores públicos que atuam na Capital e no interior, além de familiares dos novos conselheiros.

Na abertura, Andréa Abritta enfatizou a importância do trabalho do CSDPMG e, dirigindo-se aos colegas que deixavam o cargo, afirmou: “Estou convencida que os embates e discussões, muitas vezes calorosas, nos fizeram crescer e aperfeiçoar como profissionais e seres humanos, sempre em prol da Defensoria Pública. A participação de cada um foi um marco para a construção da nossa Instituição”. Aos que foram empossados, a DPG desejou boas-vindas, afirmando que será a continuidade de uma caminhada exitosa.

a_DSC_2472

Sessão solene do CSDPMG para a posse dos novos conselheiros biênio 2013/2015. Encerraram os mandatos, os conselheiros Sérgio Riani, Rodrigo Murad, Galeno Gomes Siqueira e Gilmara Andrade dos Santos. Os conselheiros Wener Trindade Mendonça e Vinícius Lopes Martins foram reeleitos para mais um mandato

a_DSC_2451

Defensores de várias comarcas e da Capital, além de parentes dos empossados, acompanharam a sessão solene

Logo após, cada um dos conselheiros deixou sua mensagem de despedida do exercício e de boas-vindas aos membros empossados. Em suas palavras, foram unânimes em afirmar a importância do trabalho do Conselho Superior. “Foram dois anos muito produtivos para a Instituição. Estou certo que contribuímos muito para o crescimento da DPMG”, afirmou o defensor público Sergio Riani, em atuação na Defensoria Pública de Ubá.  “Agradeço a oportunidade de contribuir para a construção de ideias e desejo serenidade, paciência, fé e coragem para os que assumem o exercício”, disse o ex-conselheiro Rodrigo Murad, da comarca de Três Pontas.

Encerrando o seu segundo mandato de conselheiro e secretário, o defensor público Galeno Gomes Siqueira fez o resumo das deliberações e discussões realizadas nas 40 sessões ordinárias e extraordinárias do biênio 2011/2013. Ao final, agradeceu a oportunidade e a confiança depositada pela classe nos quatro anos em que exerceu o cargo de conselheiro. “Acredito que todos os defensores públicos deveriam passar pelo Conselho Superior, pois a atribuição é muito importante para o crescimento e o conhecimento da Instituição”. Em sua fala, a defensora pública Gilmara Andrade dos Santos, também ressaltou a importância do exercício de conselheiro. “Estes quatro anos foram plenos de experiências enriquecedoras no plano pessoal e profissional”.

Membros natos do CSDPMG, o subdefensor público geral, Wagner Geraldo Ramalho e o corregedor geral da DPMG, Eduardo Vieira Carneiro, também manifestaram o agradecimento pelo trabalho realizado e desejaram boas-vindas aos que estavam sendo empossados. “Para os que estão deixando o cargo, parabéns pelo trabalho realizado e pelo compromisso com a Instituição. Para os que agora assumem, sejam bem-vindos e boa sorte”, disse o corregedor geral, Eduardo Vieira Carneiro. “Acredito que conseguimos resolver questões estruturais, que sem elas, a Defensoria Pública não poderia caminhar. Aos novos conselheiros desejo serenidade e união de esforços que permitam que a Instituição possa continuar em direção ao futuro”, pontuou o subdefensor público Wagner Geraldo Ramalho.

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cavallieri,  que também tem assento no CSDPMG, ressaltou que o exercício do mandato de conselheiro é de grande responsabilidade. “Não é fácil, principalmente para os conselheiros que vêm do interior, conciliar as ações ordinárias com as obrigações do Conselho Superior. Tenho certeza que vocês foram escolhidos pela classe pela competência e qualidade para que a Instituição possa avançar cada vez mais”.

a_DSC_2512

Após a leitura e assinatura do termo de posse, a DPG Andréa Abritta, declarou empossados os conselheiros: Wener Trindade Mendonça, Jeanne Pereira Barbosa, Neusa Guilhermina Lara, Vinícius Lopes Martins, Fernando Campelo Martelleto e Giselle Muniz Mendes Alves

Compromisso

Logo após a assinatura do termo de posse, foi dada a palavra aos novos conselheiros. Em seus discursos, agradeceram a confiança da classe em escolhê-los e confirmaram o compromisso de servir a classe e à Instituição. “Reitero os compromissos firmados por ocasião da posse de meu primeiro mandato e agradeço a cada um dos colegas pela confiança”, disse o conselheiro Wener Trindade. “Assumo o Conselho Superior na expectativa de dar continuidade ao processo de evolução da Defensoria Pública, no sentido de torná-la mais estruturada, efetiva, e eficiente, para que possa servir cada vez melhor o assistido”, pontuou o Fernando Martelleto.

Uma Defensoria Pública mais forte e unificada foi a mensagem da defensora Giselle Muniz Mendes Alves. “A expectativa é de renovação e de novas ideias que contribuam para a continuidade do seu reconhecimento junto à sociedade”. Para a defensora pública Jeanne Pereira Barbosa, o maior desafio da nova composição é dar continuidade no processo de normatização da Instituição. “A Defensoria Pública de Minas Gerais é uma instituição jovem e carente de normatização interna. A perspectiva é de um Conselho Superior produtivo, baseado no diálogo democrático com a classe, buscando as demandas e propondo soluções”.  Para a conselheira Neusa Guilhermina Lara o desafio está em transformar o Conselho em um local democrático de debate, “onde as ideias de cada um possam ser expostas e respeitadas para que possamos chegar a um ponto comum que colabore com uma Defensoria Pública sempre crescente e em desenvolvimento”.

a_DSC_2530

Continuação da sessão solene do CSDPMG, já com a nova composição de conselheiros



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >