Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensor público de Minas debate ações em favor das pessoas com deficiência em audiência na Assembleia Legislativa


Por Ascom em 22 de agosto de 2019

O defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, em atuação na Defensoria Pública de Minas Gerais e coordenador adjunto da Comissão Especial do Direito da Pessoa com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), participou de audiência pública para debater as atividades do Centro Especializado Nossa Senhora D’Assunção (Censa), localizado em Betim.

A reunião, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), aconteceu nesta terça-feira (20/8).

A audiência teve o objetivo de conhecer a atuação do Censa Betim, criado há 55 anos para atender às necessidades da pessoa com deficiência intelectual e da sua família, na busca da garantia da qualidade de vida e uma educação capaz de promover sua socialização.

Na oportunidade foram abordados os desafios e a atenção com a assistência descontinuada aos pacientes adultos com deficiência. O defensor público Luís Renato Braga Arêas destacou a preocupação com a falta de políticas públicas e defendeu a necessidade de maior articulação entre os atores envolvidos.

“A Defensoria Pública de Minas Gerais tem procurado observar também a questão social e não apenas a econômica. Além do preconceito, as famílias têm que lidar com a insensibilidade do Poder Público, que não consegue perceber a dificuldade, justamente por não sentir isso na pele”, argumentou o defensor público ao questionar a estrutura utilizada para prestar o atendimento.

Luís Renato Braga Arêas ressaltou ainda “a inexistência de residências inclusivas (abrigamento) para as pessoas com deficiência em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos”.

Além de Luís Renato Braga Arêas, estiveram presentes na audiência a diretora do Censa, Natália Inês Costa; a presidente da Associação Mineira de Amigos e de Pessoas com Epilepsia, Denise Ferreira; a profissional da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape), Estela Guillen de Souza; e o deputado Duarte Bechir.

Defensor público Luís Renato Braga fala sobre a preocupação com a assistência aos pacientes com deficiência / Crédito da foto: Sarah Torres/ALMG

Fonte: Ascom/DPMG, com informações da ALMG (21/8/2019)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >