Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensor público debate a acessibilidade no estádio Mineirão em audiência na Assembleia Legislativa


Por Ascom em 28 de agosto de 2019

O defensor público em atuação na Defensoria Pública de Minas Gerais, Luis Renato Braga Areas Pinheiro, participou nesta terça-feira (27/8) de audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião debateu a acessibilidade no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte.

Durante a audiência foram relatados diversos casos de dificuldade de acesso e atendimento precário a pessoas com deficiência, realizado pela Minas Arena, empresa administradora do estádio.

Diante dos relatos, o representante da Minas Arena, advogado Raul Borelli, alegou que há condicionantes de segurança e de preservação histórica que explicam os obstáculos. Borelli destacou ainda o percentual de 2% dos 61 mil lugares disponíveis do Mineirão de assentos reservados para pessoas com deficiência.

Luís Renato Pinheiro, da 2ª Defensoria de Família, questionou o número apresentado e o obstáculo do tombamento histórico. “O que a legislação determina, hoje, é a adoção de um desenho universal, que permite a utilização plena do equipamento pelas pessoas com deficiência”, argumentou o defensor público ao reafirmar a acessibilidade como uma questão de atitude, além do aspecto físico.

No encontro ficou decidida uma visita da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência ao Mineirão para discutir melhorias no atendimento a pessoas com deficiência. A ação, intitulada “Mineirão Aberto” e proposta pela gestora do estádio, deverá acontecer no dia 12 de setembro.

Defensor público Luís Renato Braga fala sobre a acessibilidade no Mineirão e a importância de acompanhamento para garantir direitos / Crédito da foto: Willian Dias/ALMG

Fonte: Ascom/DPMG, com informações da ALMG (28/08/2019)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >