Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensor público fala sobre a DPMG em palestra na faculdade Milton Campos


Por Ascom em 29 de novembro de 2018

Na manhã desta quarta-feira, 28/11, o defensor público Wilson Hallak Rocha, assessor institucional da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), esteve na Faculdade de Direito Milton Campos para explicar aos alunos o papel que a Defensoria desempenha na promoção da cidadania. O evento “Carreiras Jurídicas” acontece todo semestre para apresentar aos estudantes as diversas possibilidades que a formação proporciona.

O convite veio do professor Luciano Santos Lopes, que foi estagiário da DPMG e afirma que a experiência foi fundamental em sua formação cidadã. Wilson Hallak, que é apaixonado pela função social que desempenha, declarou-se honrado em representar o defensor público-geral Gério Soares. Na ocasião, representando o Ministério Público, o promotor de Justiça, Carlos Henrique Tôrres de Souza também fez uma explanação sobre o órgão em que atua.

“O importante é escolher a carreira por vocação. E, para ser defensor público, é preciso compaixão”, afirmou o assessor institucional da DPMG ao começar sua palestra. Contextualizando o histórico e as lutas da entidade para atender o assistido sempre da melhor maneira possível, Wilson Hallak destacou a Ementa Constitucional nº80/2014, que garante tratamento isonômico entre Defensoria Pública e as demais instituições do Sistema de Justiça.

O promotor de Justiça Carlos Henrique Tôrres de Souza, o professor Luciano Lopes e o defensor público Wilson Hallak

O defensor pontuou ainda que a intenção do órgão deve ser resolutiva e que “a visão institucional e o carinho com o assistido são importantes”. Ele explicou que para ser atendido pela DPMG é preciso se encaixar em um dos critérios de hipossuficiência: financeira, técnica ou jurídica e organizacional.

Wilson Hallak compartilhou com os presentes algumas experiências vividas na profissão e confessou: “A Defensoria Pública me proporcionou emoções que eu jamais imaginaria viver”.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >