Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensor público-geral de Minas participa de posse do presidente e vice do TRE-MG


Por Ascom em 19 de junho de 2019

O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, participou nesta terça-feira (18/6) da solenidade de posse dos novos presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima assumiu a presidência da instituição para o próximo biênio. O desembargador Alexandre Victor de Carvalho foi empossado na vice-presidência e como corregedor.

Dispositivo de autoridades

A sessão aconteceu no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum de Belo Horizonte. Rogério Medeiros passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Pedro Bernardes.  Ao discursar, ele destacou como é gratificante servir à Justiça Eleitoral e lembrou dos desafios enfrentados nas últimas eleições e dos próximos que estão por vir.

“Temos como meta preparar as eleições municipais de 2020. Dedicaremos especial atenção à cruciante problemática das fake news. Com o advento da internet, são disseminadas notícias falsas que se espalham pelo mundo virtual. ”, disse Medeiros. 

O novo presidente também ressaltou que dará continuidade ao cumprimento das metas da biometria para o eleitorado do estado ao mesmo tempo em que os cidadãos serão incentivados a participar do processo político-eleitoral.

Ainda segundo ele, a meta principal da gestão será viabilizar o julgamento efetivo das ações penais que envolvem crimes comuns conexos com crimes eleitorais. Como parte dessa iniciativa serão criadas duas zonas eleitorais na capital, que julgarão todos os processos. “Não são muitos, mas são complexos, pois pedem extrema investigação”, disse.

A conscientização para a eleição de 2020, através de parcerias da Justiça Eleitoral com outras instituições, com foco na educação digital e o combate às fake News, é o outro projeto prioritário do desembargador. 

Presenças

Diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas todos os integrantes da Corte Eleitoral; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais; o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus Filho; o presidente do TRE-SP e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, Carlos Eduardo Cauduro Padin; presidentes dos TREs do Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Maranhão; dirigentes de outras instituições públicas, desembargadores da ativa e aposentados e representantes de associações ligadas à magistratura.

O novo presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima e o defensor público-geral de MG, Gério Patrocínio Soares

Fonte: Ascom/DPMG, com informações do TRE-MG (19/06/2019)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >