Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensor público-geral participa de lançamento do aplicativo Lupa de Minas no TCEMG


Por Ascom em 16 de dezembro de 2019

O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, participou do lançamento do aplicativo Lupa de Minas, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). A finalidade da nova ferramenta é permitir que o cidadão acompanhe a gestão dos municípios mineiros.

O evento aconteceu nesta segunda-feira, no auditório Vivaldi Moreira, do TCEMG, e contou também com a presença do senador Antonio Anastasia, vice-presidente do Senado, e do presente do Tribunal, conselheiro Mauri Torres.

A ferramenta permitirá que o cidadão tenha acesso, de forma lúdica e via celular, aos principais dados fiscais do seu município, nas diversas áreas de atuação, como saúde, educação, obras e convênios. Na solenidade foram apresentadas as principais funções do novo aplicativo, cujo objetivo é garantir a transparência como forma de fomentar o controle social.

O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre o TCEMG e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pelo aplicativo, as pessoas poderão comparar os dados da sua cidade com municípios vizinhos, ou de porte parecido, para avaliar a eficiência da gestão pública. Todos os dados que compõem o aplicativo estão disponibilizados pelo Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) do TCEMG.

Pelo aplicativo o cidadão poderá verificar, também, os processos referentes ao município que estão tramitando na Corte de Contas mineira. O Lupa de Minas está disponível nas versões Android e IOS e pode ser baixado de forma gratuita.

Presenças

Participaram também da cerimônia o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, representando o governador Romeu Zema; a deputada Marilia Campos, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais; a promotora de Justiça Christianne Cotrim Assad, representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; e a procuradora-geral do Ministério Público de Minas Gerais junto ao Tribunal de Contas, Elke Andrade Soares de Moura; entre outras autoridades.

Fonte: Ascom DPMG, com informações do TCEMG (16/12/2019)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >