Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensor público mineiro destaca avanços e esclarece dúvidas no Dia do Orgulho Autista


Por Ascom em 18 de junho de 2019

Nesta terça-feira (18/6) é celebrado o Dia do Orgulho Autista e a data tem como objetivo mudar a visão negativa da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”. Para dar visibilidade ao assunto, o defensor público mineiro e coordenador adjunto da Comissão Especial do Direito da Pessoa com Deficiência, da Anadep, Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, participou do programa Chamada Geral, da Rádio Itatiaia.

Em entrevista ao jornalista Eduardo Costa, o defensor público explicou a necessidade de implementar políticas públicas e de inclusão para as pessoas que possuem o TEA (Transtorno de Espectro Autista).

Luís Renato Braga explicou que as pessoas com autismo não são doentes. “Elas têm uma forma de o cérebro funcionar diferente e a gente precisa desenvolver mecanismos para isso. Há terapias que fazem com que o autista se desenvolva”, explicou o defensor público.

Defensor público Luís Renato Braga dá entrevista sobre o Dia do Orgulho Autista

Segundo Luís Renato Braga, o Dia do Orgulho Autista é marcado pela celebração das conquistas. “Hoje o autismo é mais diagnosticado. Além do mais, há um trabalho importante na questão educacional, na inclusão na escola e na capacitação dos professores. O acompanhamento multidisciplinar é fundamental”, afirmou o defensor público.

Luís Renato Braga destacou a atuação fundamental das defensoras e defensores públicos neste campo, a fim de garantir direitos e viabilizar a assistência. “Este é o nosso papel. Somos agentes de transformação social”, disse. A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria do Idoso e da Pessoa com Deficiência, atua nas esferas judicial e, principalmente, extrajudicial, para assegurar assistência e facilitar elaboração e implementação de políticas públicas em favor dos assistidos.

Clique aqui para ouvir a entrevista.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >