Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensor público ministra palestra e colabora na organização de seminário jurídico na semana da Comenda São Lourenço


Por Ascom em 22 de março de 2016

A Defensoria Pública em São Lourenço participou, entre os dias 14 e 20 deste mês, das atividades da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Na sexta-feira (18/03), o defensor público, Roger Vieira Feichas, em atuação na comarca, ministrou palestra sobre meio ambiente para diretores, professores, equipes pedagógicas, pais de alunos e crianças de diversas escolas.

a_DSC_4725

O defensor público Roger Feichas durante palestra sobre meio ambiente na Câmara Municipal de São Lourenço

Em sua palestra, dentre diversos temas abordados, Roger Feichas propôs a edição de lei municipal para exigir das empresas que envasam água, o uso de recipiente biodegradável, a exemplo da proibição do uso de sacolas plásticas em supermercados em São Paulo. Sobre mobilidade urbana, Roger Feichas sugeriu a realização de uma reunião com as empresas de ônibus, em parceria com a Polícia Militar, para orientar sobre o respeito aos ciclistas. Ao falar sobre consumo sustentável, o defensor público pediu a proibição de produtos alimentícios transgênicos na rede pública municipal de ensino, além da aquisição de hortifrutigranjeiros de agricultores locais agregados a cooperativas. Outro tema abordado foi o superendividamento, sob a perspectiva da formação de uma consciência de custo e afastamento de indução a consumo para as crianças, por meio do exemplo consistente na comparação de preços entre o mesmo produto, confrontando-se uma barra de chocolate e um ovo da páscoa com o mesmo peso.

Durante a 6ª edição da outorga da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, no sábado (19/03), na Câmara Municipal, foram realizados o 2º Seminário Olhar Jurídico Sobre o Meio Ambiente, e, também, o 1º Encontro de Mídias. No mesmo dia, no Hotel Central Parque, aconteceu o 4º Seminário Acessibilidade Cidades Turísticas.

a_DSC_4789

Autoridades presentes e participantes do 2º Seminário Olhar Jurídico Sobre o Meio Ambiente

O seminário Olhar Jurídico sobre o Meio Ambiente contou, para sua organização, com a colaboração do defensor público Roger Feichas. O painel sobre “Desenvolvimento Sustentável” teve a participação do desembargador Afrânio Vilela, da diretora do Instituto dos Advogados do Brasil, Letícia Junger e do coordenador do Curso de Direito Ambiental Aplicado à Mineração do Instituto de Altos Estudos em Direito, Marcelo Tobias da Silva Azevedo. Já o painel “Responsabilidade da empresa por dano ao meio ambiente” foi debatido pelo diretor da Associação Comercial de Minas Gerais, Dalmo Pimenta, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB, Bruno Dias Cândido e o membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Jorge Ferreira.

a_DSC_4797

O 1º Encontro de Mídias de São Lourenço reuniu representantes do jornalismo mineiro e nacional

O 1º Encontro de Mídias contou com a participação de Zuenir Ventura, Domingos Meirelles, Emanuel Carneiro, entre outros profissionais da área de Comunicação. O encontro teve como tema central “O futuro das Mídias”. A relações públicas Isabel Daher participou do evento, representando a Ascom da DPMG.

a_ DSC_4893

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, o defensor público Roger Feichas e o desembargador Afrânio Vilela, durante a distribuição de livros

A semana da Comenda foi marcada também pela programação cultural. Na sexta-feira, dia 18, à noite, na praça João Lage, houve apresentação de dança e música, com a Cia. Jovem de Dança, Coral Vozes da Cela e Vitrine da Dança. No sábado, dia 19, no mesmo local e horário, apresentação da Oficina de Música Erich Mathias e Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. Uma grande distribuição de livros foi realizada na praça. A semana de atividades contou ainda com exposição sobre meio ambiente e animais peçonhentos, distribuição de materiais informativos e educativos e de mudas de árvores.

a_DSC_4850

Apresentação do Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >