Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensora geral participa de evento sobre políticas públicas e governança


Por Ascom em 31 de março de 2014

A defensora pública geral, Andréa Abritta Garzon participou, no dia 20 de março, da abertura da II Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), evento de capacitação realizado no Expominas, em Belo Horizonte, simultaneamente ao I Fórum de Governança do TCEMG e do Tribunal de Contas da União (TCU).

_DSC5617

Defensora geral, Andréa Abritta e o governador do Estado, Antonio Anastasia

Cerca de 4.500 servidores e gestores públicos, representando mais de 800 municípios mineiros, assistiram à aula magna sobre governança, proferida pelo governador do Estado, Antonio Anastasia.  Segundo o governador, o assunto é fundamental para colocar o Brasil em uma trilha de desenvolvimento a partir da melhoria das políticas públicas. O chefe do Poder Executivo enumerou três pilares para o problema brasileiro ser enfrentado: gente, meios e processos.

_DSC5669

Também compuseram a mesa de honra: o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro; a ministra do TCU, Ana Arraes; o ministro-substituto do TCU, Marcos Bemquerer; o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; oprocurador do Ministério Público junto ao TCU, MarinusMarsico; o procurador-geral do Ministério Público junto do TCEMG, Glaydson Santo SopraniMassaria; o auditor-geral do Município de Belo Horizonte, Milton de Souza Júnior; o tenente-coronel Vieira, do Exército Brasileiro; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro do TCEPE, Valdecir Fernandes Pascoal; o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro do TCEMG, Sebastião Helvcio; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Andrada; e o presidente da Associação de Servidores do TCEMG, Jairo Chagas

Durante a sua fala inaugural, a presidente do TCEMG, Adriene Andrade afirmou que as grandes transformações dos últimos tempos exigiram uma nova organização social, com consequentes adaptações no serviço público e nos mecanismos de controle. “A sociedade quer um mercado atuante, mas ao mesmo tempo exige justiça social. As pessoas informadas deixam de ser apenas indivíduos para serem cidadãs. Hoje, os governos são obrigados a reconhecê-las como ponto central”, admitiu.

_DSC5585

DPG Andréa Abritta e a presidente do TCEMG, Adriene Andrade

O Presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes, falou sobre a importância da governança pública. Ele explicou que a governança vai além da simples gestão, construindo indicadores capazes de orientar o gestor sobre a situação atual da administração, facilitando assim a tomada de decisões. “Apenas 5% dos órgãos da União têm indicadores atualizados de Governança de Tecnologia da Informação. Mesmo assim, usando esses dados, conseguimos descobrir o pagamento irregular de 500 mil aposentadorias em nome de pessoas mortas e de 300 mil benefícios do bolsa família para quem não precisava”, exemplificou.

a_DSC5600

Representantes de instituições públicas participaram da aula magna, proferida pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, sobre governança

Fonte: AScom/DPMG (com informações do TCE-MG) 31/03/2014



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >