Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensora-geral participa de reunião do Condege e Congresso dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul


Por Ascom em 24 de abril de 2015

A defensora pública-geral de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, representou a Instituição na IV Reunião Ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), ocasião em que foi eleita sua nova diretoria executiva.

Condege_MS_Bonito_3

Defensora-geral Christiane Neves Procópio Malard participa da reunião

A reunião aconteceu no dia 23 de abril, em Bonito/MS, onde a Defensoria Pública de MS promoveu o Congresso dos Defensores Públicos de MS, em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública de MS (ESDP-MS).

Condege_MS_Bonito_7

O encontro reuniu 22 representantes das Defensorias Públicas do Brasil

As regras eleitorais foram pontuadas pelo vice-presidente do Condege, defensor público-geral de Roraima, Stélio Dener de Sousa Cruz, que presidiu a reunião, e afirmou ter o registro de uma única chapa. Em votação, a chapa apresentada foi aprovada por unanimidade e aclamação.

A chapa eleita para atuar no mandato 2015/2016 tem a seguinte composição:

Presidente: Defensor público-geral do Estado do Pará, Luiz Carlos de Aguiar Portela (DPGE/PA);

Vice-Presidente: Defensor público-geral do Estado de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto (DPGE/PE);

Primeiro Secretário: Defensor público-geral do Distrito Federal, Ricardo Batista Sousa (DPGE/DF);

Segundo Secretário: Defensor público-geral do Estado de São Paulo, Rafael Valle Vernaschi (DPGE/SP).

Condege_Eleitos_Bonito_web_grandeIV Reunião Ordinária-2015

A IV Reunião Ordinária-2015 do Condege contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, que ressaltou, no início do encontro, a importância da união entre a Anadep e o Colégio para o êxito dos projetos institucionais da Defensoria Pública no Brasil.

Joaquim Gonzaga destacou as atividades da Campanha Nacional da Defensoria Pública durante as comemorações do Dia da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio, e agradeceu a adesão do Condege à programação. Este ano, a campanha tem como tema “Defesas Coletivas”.

Conforme prevista na pauta da reunião, os membros do Colégio aprovaram o calendário das reuniões da Comissão das Escolas e Centros de Estudos do Condege para o ano 2015 e assistiram a apresentação da nova coordenadora da Comissão, a Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública de MS (ESDP-MS), Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.

A defensora pública destacou a metodologia do evento criado pela escola Superior de MS denominado “Diálogos Interdisciplinares”, que tem como característica trazer profissionais respeitáveis ou professores universitários de outras áreas (saúde, psicologia, entre outras) que, em conjunto com a ESDP, permite que a Defensoria Pública identifique novas problemáticas e áreas de atuação. Além disso, falou sobre o empoderamento da Defensoria Pública na imprensa local a partir das temáticas trabalhadas e a viabilidade financeira do curso “Defensores Populares”, projeto de baixo custo e alto retorno social.

“Produzimos um kit de palestras do curso e já enviamos a todos os diretores das escolas e centros de estudo. Através dessas iniciativas, a Defensoria Pública tem conseguido informações específicas que muito contribuem em uma melhor atuação dos órgãos de execução que atuam nos direitos coletivos”.

altAvJ0Q7bpoHs45OAxWd_5WhRyYGOw6RTvM1VEO2BVFezU

A diretora ofereceu a disponibilização do material acadêmico produzido e arquivado pela Escola Superior da Defensoria Pública de MS e reforçou que as temáticas são regionais, pois se destinam a atender questões e públicos específicos do local onde são realizados.

Diante da manifestação de interesse dos membros do Colégio, a atual diretoria do Condege se responsabilizou em viabilizar, com a Escola Superior da Defensoria Pública de MS, a disponibilização do material às Defensorias Públicas dos Estados para uma uniformização das atuações acadêmicas.

Congresso dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul

Em programação paralela à reunião do Condege, a DPG participou ainda do Congresso dos Defensores Públicos de MS, realizado em parceria com a Escola Superior da Defensoria do Estado. O encontro, que iniciou na noite da quarta-feira (22/04) e prosseguiu até a sexta (24), contou com a participação de defensores públicos de MS, assessores de defensores e convidados especiais.

Promover discussão e aprofundamento de temas referentes ao trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública nas suas diversas áreas de atuação foi o principal objetivo do congresso.

congresso msFonte: Ascom / DPMG, com informações da DDE/MS (24/04/2015)

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >