Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensora-geral prestigia encontro de inauguração do Projeto “Mulheres por Minas”


Por Ascom em 30 de outubro de 2017

A defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, representou a Instituição no encontro de inauguração do Projeto “Mulheres por Minas”, realizado na sexta-feira (27/10). Também participaram do evento a diretora da Escola Superior da DPMG, Hellen Caires Teixeira Brandão, a defensora pública Juliana de Carvalho Bastone, e a subsecretária de Humanização do Atendimento da Seap, defensora pública Emília Castilho, além de outras autoridades.

O projeto, que é uma ação do Núcleo de Diálogos para o Estado de Minas (Nudem), parceria entre a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como objetivo destacar as ações de mulheres que atuam em prol do Estado de Minas Gerais. Sua finalidade é debater em seminários a condição da mulher e confrontar a invisibilidade das mesmas, apesar das relevantes ações e papéis ocupados pela figura feminina na sociedade e na cultura mineiras, sem o equivalente reconhecimento.

Ao abrir o evento, a secretária adjunta de Casa Civil e Relações Institucionais, Mariah Brochado Ferreira, falou sobre a origem do projeto, seus objetivos, propósitos e linhas de ação.

Defensora pública-geral, Christiane Malard, acompanhada pela secretária adjunta de Casa Civil, Mariah Brochado

Durante o encontro, também foram apresentadas, para lideranças femininas do estado, as parcerias já firmadas pelo projeto desde o seu lançamento, em julho.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) é uma das instituições parceiras do “Mulheres por Minas”.  

Promovido pela DPMG, o Curso “Defensoras Populares” visa à formação e à articulação de mulheres que se destacam como lideranças populares, de forma que possam buscar a solução das demandas mais comuns em sua comunidade. Além do empoderamento das “Defensoras Populares”, a iniciativa visa permitir que essas mulheres possam contribuir para a mudança social a partir do grupo onde estão inseridas. A capacitação começou em setembro e vai até dezembro.

Outra iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais alinhada com o Projeto “Mulheres por Minas” é o “Gestação Legal”, ciclo de palestras que visa proporcionar o acesso de mães a informações qualificadas sobre direitos da gestante e do bebê. A segunda edição do projeto será realizada no dia 1º de novembro, no auditório da sede I da DPMG, na Capital.

Diretora da Esdep, Hellen Caires; defensora pública Juliana Bastone; secretaria adjunta, Mariah Brochado; DPG Christiane Malard; e a subsecretária de Humanização do Atendimento da Seap, defensora pública Emília Castilho

Fonte: Ascom / DPMG, com informações da Agência Minas (30/10/2017)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >