Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensora pública ministra palestra sobre empoderamento feminino para estudantes do Magistério em Cássia


Por Ascom em 10 de março de 2020

A defensora pública Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, coordenadora local da Defensoria Pública de Minas Gerais em Cássia, ministrou a palestra “Mulheres em busca de si – empoderamento feminino” para alunos do curso de Magistério da Escola Estadual São Gabriel, naquele município. A atividade ocorreu no dia 6 de março em celebração pelo Dia Internacional da Mulher.

A palestra foi aberta com a música “Respeita as mina”, de Kell Smit, que traz uma reflexão sobre o empoderamento feminino. Em seguida, a defensora pública lembrou o histórico da legislação desde a primeira lei relativa à Educação do Império, em que senadores defendiam a desnecessidade de oferecer “ao belo sexo” o mesmo currículo dos meninos nas escolas. Segundo eles, as mulheres não tinham intelecto para cálculos mais complexos.

Em seguida, Ariadna Fernanda apresentou um resumo da biografia de Nísia Floresta, primeira ativista pelos direitos iguais à educação de homens e mulheres. Nísia foi a primeira mulher do Brasil a romper com o ensino diferenciado, abrindo uma escola com a mesma grade curricular para meninos e meninas.

Por fim, a defensora pública deu orientações aos estudantes sobre direitos, abordou a situação de grupos discriminados, como LGBTQ, negros, indígenas, pessoas com deficiência, entre outros. Ariadna Fernanda proferiu a palestra a convite da professora Juciene Aparecida Fonseca Dias.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >