Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensora pública ministra palestras em Visconde do Rio Branco


Por Ascom em 11 de fevereiro de 2019

A defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, coordenadora do Projeto “Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar”, foi palestrante em um evento da Secretaria Municipal de Educação de Visconde do Rio Branco, nos dias 04 e 05 de fevereiro. Com a temática “Um pensar sobre o cotidiano nas escolas”, 436 educadores da rede estadual e municipal, que atuam no município, participaram da capacitação.

O objetivo foi estimular as equipes pedagógicas para o trabalho que será desenvolvido ao longo de 2019. A secretária de Educação da cidade, Mônica Aad, deu início ao encontro falando sobre o trabalho da Secretaria e afirmando que “ao iniciarmos mais um ano escolar, procuramos refletir sobre o cotidiano nas escolas com os professores e especialistas da rede pública do município de Visconde do Rio Branco”. 
Além disso, Mônica pontuou que “vivemos em uma sociedade em constante transformação, que requer um olhar mais humanizado dos problemas a enfrentar. Como atores de um processo educativo, precisamos ser geradores de valores e esperança, buscando garantir o diálogo entre todos e o direito a uma escola democrática e solidária”.

A defensora pública Francis de Oliveira palestrou sobre mediação de conflitos

A mediação de conflitos foi tratada com a devida atenção, abrindo espaço para a troca de vivências que possam melhorar o cotidiano escolar. A defensora Francis de Oliveira ressaltou a importância da paz nas escolas e da integração que os profissionais devem ter para gerenciar atritos, buscando sempre a melhor solução para os problemas. Sobre o assunto ela declarou: “costumo brincar que o conflito na democracia é positivo, porém não deve ser confundido com violência. E, por trabalhar na área desde 2012, procurei passar um pouco da minha experiência e a parte teórica da mediação, que além de ser um instrumento de diálogo, pode ser usada para o empoderamento dos atores de escola”.

Com a presença da defensora pública que atua na comarca, Sâmara Soares Damato, o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Visconde do Rio Branco, André Luiz Melo, e o palestrante motivacional Iran Jacob também foram oradores na ocasião. O evento aconteceu pelo segundo ano consecutivo e foi aberto a profissionais de escolas particulares.

As defensoras públicas Francis de Oliveira e Sâmara Soares

Fonte: Ascom/DPMG, com informações da prefeitura de Visconde do Rio Branco (11/02/2019)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >