Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensora pública ministra palestras sobre direitos das mulheres em escolas estaduais


Por Ascom em 21 de março de 2019

A coordenadora do Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc – Paz em Ação) e da Câmara de Estudos de Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, ministrou palestras, nos dias 18 e 19 de março, nas escolas estaduais Professor Ricardo Souza Cruz e Professor Neidson Rodrigues.

A atividade, que abordou o tema “Os direitos das mulheres hoje”, contou também com a participação da ex-deputada estadual Jô Moraes como palestrante e jovens.

Segundo a professora da escola estadual Neidson Rodrigues, Fátima Souza “o evento reforça a convicção de que a melhor saída é a educação. Não serão armas, presídios, e nem o genocídio da juventude pobre e negra. A saída está na construção da confiança e pensamento crítico, promovendo liberdade, oportunidade e conhecimento”.

Nesse sentido, a iniciativa, que faz parte do projeto Florescer, reforça a necessidade de acompanhamento junto às escolas para trabalhar o tema da violência e assim poder prevenir com informação e empoderamento.

Ainda, a aluna Lauanda ressaltou que o tema abordado na palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher veio em um momento muito importante para a escola. “Infelizmente o feminismo hoje é visto como algo ruim para as pessoas, sendo que muitas delas não sabem o verdadeiro significado de tal coisa”.

“Investir em certos tipos de assuntos que desenvolvem o senso crítico das pessoas é ótimo, ainda mais em ambiente escolar. Essa proposta tem que ser constante, pois assim pessoas podem se posicionar mais, diante das situações diárias” destacou o aluno Marcos.

Defensora pública Francis de Oliveira e a ex-deputada estadual Jô Moraes



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >