No dia 21 de maio, a coordenadora da Regional Norte, defensora pública Maurina Fonseca Mota, representou a Instituição na solenidade de inauguração da unidade interligada de Registro Civil de Nascimento do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O novo serviço possibilita a emissão gratuita da certidão de nascimento dentro da própria maternidade e foi implantado a partir de parceria com Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil).
Estavam presentes no evento o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, o reitor da Unimontes, prof. João dos Reis Canela, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Antonio Rosa de Souza e a oficial do Cartório de Registro Civil de Montes Claros, Maria de Lourdes Chaves.
Segundo a defensora Maurina Fonseca, “atualmente, são atendidas na maternidade do HUCF mulheres de todo o Norte de Minas, que deixarão o hospital com a certidão de nascimento nas mãos, grande facilitador para o acesso aos serviços públicos e o cadastramento em programas sociais”.
Os serviços iniciaram em 2008, com uma parceria entre a Defensoria Pública, a HUCF e o cartório de registro civil, sendo que nos casos em que ocorria algum impedimento no registro, eram encaminhados à Defensoria Pública para a providência cabível. Na época, a prática concorreu ao Prêmio Innovare. Atualmente, o processo foi aprimorado, utilizando o sistema online.