Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensora pública participa do seminário “Masculinidade e Violência: 10 anos de intervenção com homens”


Por Ascom em 2 de dezembro de 2015

As defensoras públicas em atuação na Defensoria Especializada de Defesa da Mulher Vítima de Violência, Samantha Vilarinho Mello Alves (coordenadora), Renata Salazar Botelho, Cibele Maffia e Maria Cecília Oliveira participaram, na sexta-feira, 27 de novembro, do seminário “Masculinidade e Violência: 10 anos de intervenção com homens”.

Realizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com o Instituto Albam, o evento teve como objetivo debater questões relativas à interface entre masculinidade, violência e as possibilidades de intervenção.

a_samantha

Mesa de trabalhos

Na abertura, a coordenadora do Nudem/BH, Samantha Vilarinho Mello Alves, ressaltou a importância do trabalho com homens autores de violência para a proteção e prevenção da violência doméstica contra as mulheres. “O fenômeno da violência apresenta dois polos: a vítima e o agressor. Caso um dos dois seja retirado do cenário fático, a manifestação violenta não terá como subsistir”, disse.

O seminário contou com palestra da superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Evangelina Castilho Duarte; da consultora em alternativas penais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Fabiana Leite; do coordenador metodológico do Instituto Albam, Felippe Lattanzio; da professora aposentada da UFMG, Sandra Azeredo; do membro da Dirección de Violencia Familiar de Córdoba – Argentina, Emma Garcia e do membro da instituição Hombres por La equidad, localizada no México, Roberto Garda.

O Instituto Albam é uma organização não governamental, fundada em 1998, que trabalha em parceria com o Poder Judiciário e com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds). A instituição trabalha, desde 2005, com grupos reflexivos com homens autores de violência contra a mulher.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >