Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoras públicas apresentam Mutirão Direito a Ter Pai para mães da Associação das Obras Pavonianas


Por Ascom em 20 de setembro de 2019

A coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser e a coordenadora regional de Famílias e Sucessões da Capital, Caroline Loureiro Goulart Teixeira, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), realizaram palestra com o tema “Paternidade Responsável” nas Associação das Obras Pavonianas, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (19/9).

A palestra foi destinada às mães das crianças atendidas pela associação. Na apresentação, as defensoras públicas explicaram o trabalho realizado pela Defensoria Pública de Minas, com ênfase na área de Família e Sucessões.

Com o tema “Paternidade Responsável”, Michelle Glaeser e Caroline Teixeira falaram sobre os projetos da Defensoria Pública voltados para a garantia dos direitos das crianças e da família

 As defensoras públicas abordaram o Mutirão Direito a Ter Pai, que garante o direito fundamental do filho de ter o nome do pai no seu registro de nascimento, assegura o recebimento de pensão alimentícia, direitos sucessórios e ainda incentiva a criação ou fortalecimento de vínculos afetivos entre pais e filhos. 

“Não conhecer e não ser reconhecido pelo pai implica quase sempre em não receber qualquer tipo de assistência financeira, educativa ou afetiva”, explicou a defensora Michelle Glaeser.

A coordenadora de Família e Sucessões da Capital, Caroline Teixeira, explicou às mães que o reconhecimento da paternidade é fundamental para a criança, adolescente ou adulto.

“Estudos apontam que entre a população carcerária, um número considerável de detentos não possui o nome do pai na certidão. Assim como um levantamento feito sobre gravidez na adolescência indica que a maioria das jovens, também, não tinha pai reconhecido”.

Ao final da palestra as defensoras públicas responderam às dúvidas das ouvintes.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >