Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoras públicas participam de reunião preparatória para o Dia Internacional da Mulher


Por Ascom em 30 de janeiro de 2019

Foi realizada nesta terça-feira, 29 de janeiro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a 4ª reunião preparatória de planejamento do Dia Internacional da Mulher em 2019. O encontro contou com a participação de representantes de várias entidades e grupos de defesa da mulher. A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) foi representada pelas defensoras públicas Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias; Laurelle Carvalho de Araújo, da Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência (NUDEM); e Júnia Roman Carvalho, da Defensoria de Direitos Humanos.

A reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil e do Poder Público

O objetivo da reunião foi organizar um mutirão de atendimento voltado à mulher vítima de violência, com atividades culturais na capital e no interior do Estado, para que a data seja comemorada de forma integrada. Além disso, será organizado um calendário de atuação. 

Em função dos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que apontam um aumento de 9% nos casos de violência contra a mulher em Minas Gerais, a temática de toda a programação será voltada ao direito à vida e ao combate do feminicídio. A defensora pública Júnia Roman contribuiu com o debate ressaltando as violências sofridas pelas mulheres em situação de rua, chamando a atenção para a retirada hostil dos bebês destas mulheres ainda na maternidade.

Da esquerda para a direita: as defensoras públicas Junia Roman, Michelle Glaeser e Laurelle Araújo durante a reunião

A programação está prevista para dia 8 de março, tendo como abertura a Exposição do movimento “Quem ama não Mata”, na Galeria de Arte da ALMG. A partir de meio-dia, os movimentos e instituições envolvidas realizarão ações na Praça Sete, onde ainda haverá apresentações artísticas.

A reunião foi convocada pela deputada estadual Marília Campos (PT), autora do Projeto de Lei (PL) 5.203/18, que institui o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, que busca conscientizar a sociedade em prol da prevenção da violência e punição de agressores.

Fonte: Ascom/DPMG, com informações da ALMG (29/01/2019)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >