Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoras públicas são agraciadas com a Medalha Teófilo Otoni


Por Ascom em 4 de dezembro de 2014

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard e a defensora pública Marina Gomes de Carvalho Pinto, foram agraciadas com a Comenda Teófilo Otoni, em cerimônia realizada em Teófilo Otoni, no dia 1º de dezembro. A DPG Christiane Malard foi a oradora oficial da turma de homenageados.

a_DSC4012

As homenageadas Christiane Malard e Marina Gomes

Em sua oitava edição a Comenda Teófilo Otoni contemplou 83 personalidades e instituições que se dedicaram ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. A comenda foi criada em 2007, por meio da Lei 16.920 e é entregue anualmente em cerimônia realizada, alternadamente, nos municípios do Serro e Teófilo Otoni.

 
a_DSC3933

a_DSC3945

As defensoras públicas receberam suas insígnias das mãos do prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva e do chefe do Gabinete Militar do Governador, cel. Alex de Melo, que representou Alberto Pinto Coelho na cerimônia

a_DSC3907

Presentes também na solenidade os defensores públicos Péricles Batista da Silva, coordenador da regional Vale do Mucuri, Dimas Tameirão dos Santos e Wesley Cardoso dos Santos, todos em atuação no município. Ainda na foto: o prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva, o chefe do Gabinete Militar do Governador, cel. Alex de Melo e o assessor militar da DPMG, ten. cel. Idzel Fagundes

Discurso

Oradora oficial da homenagem, a defensora-geral relembrou o espírito transformador do mineiro Teófilo Otoni, que empresta seu nome à condecoração. “O tempo de Teófilo Otoni era diferente. Um verdadeiro transformador que lutou contra a opressão e pela valorização da liberdade, propriedade e segurança, direitos fundamentais para a solidificação do crescimento e desenvolvimento. Patriota, dedicou sua vida para promover o desenvolvimento do Vale do Mucuri”.

a_DSC3987

DPG discursa em nome da turma de homenageados. Em sua fala parabenizou a companheira de Instituição, defensora pública Marina Gomes, pelo justo reconhecimento de uma profissional competente e comprometida com seu trabalho em prol da Defensoria Pública e da população hipossuficiente

Sobre a região Christiane Malard ressaltou as riquezas naturais e a contribuição artística e cultural, para todo o Brasil, de importantes filhos da terra como o professor, gramático, filósofo e ensaísta Celso Cunha e o cantor, escritor e pintor Paulinho Pedra Azul.

Christiane Malard destacou, ainda, que desde 2011 a Defensoria Pública vem investindo para a ampliação de sua atuação nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha e na região Norte do Estado. “Em 2011 foram designados 17 defensores para atender estas regiões. Agora em 2014 a instituição está realizando concurso público para o ingresso na carreira, abrindo mais 100 vagas para todo o Estado e já foi autorizada pelo governo do Estado a estruturação de 17 novas unidades da Defensoria Pública em comarcas onde não se encontra instalada. Destas, 13 estão localizadas aqui, nesta região”, explicou.

“O defensor público é um agente de transformação social como era Teófilo Otoni”, continuou a defensora-geral lembrando as ações que foram realizadas nestes últimos anos na região. “Muitas histórias de vida foram transformadas por ações como os mutirões de direito a ter pai, que em ação inédita foi organizado pela Defensoria em Teófilo Otoni de forma descentralizada, atendendo em Poté, Ladainha, Ataléia, Ouro Verde, Novo Oriente de Minas, Pavão, Machacalis, além de Teófilo Otoni, Itambacuri e Frei Gaspar”, disse. Somente na região em 2013 e 2014 o mutirão realizou 3.187 atendimentos e 393 exames de DNA.

Outra ação da Defensoria Pública em Teófilo Otoni destacada pela DPG foi o início do projeto Itinerante,/ onde uma equipe é designada para realizar atendimentos nos municípios integrantes da comarca, com apoio dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios, bem como do Poder Judiciário e do Ministério Público local.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >