O município de São João Del Rei recebeu a 19ª edição do Fórum de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (Forpaz), que aconteceu durante os dias 11 a 13 de novembro.

Cerca de 250 educadores, representantes de órgão públicos e entidades parceiras reuniram-se para debater sobre a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar e compartilhar experiências
No dia 12, o coordenador da Defensoria Especializada de Infância e Juventude – Cível, defensor público Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, abriu os trabalhos com a palestra “Sistema e ações de garantia dos direitos da criança e do adolescente”. Wellerson Corrêa explica que durante os encontros do Forpaz, “a comunidade escolar é conscientizada sobre a importância de semear a cultura de paz, tolerância e respeito às diferenças, dentro do ambiente escolar”.
Ainda no dia 12, no período da tarde, a defensora pública e assessora de Planejamento e Infraestrutura da Defensoria Geral, Roberta de Mesquita Ribeiro, proferiu a palestra “Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede no Contexto Escolar”.
No dia 13, a defensora pública e coordenadora do Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, ministrou um seminário sobre mediação de conflitos. A defensora proferiu as palestras: “Mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências” e “Noções gerais sobre técnicas de mediação de conflitos: estratégias práticas no planejamento de atividades”.
O Forpaz é uma iniciativa da Defensoria Pública e da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Ministério Público. O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar.
Fonte: Ascom / DPMG, com informações da SEE (14/11/2014)