Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria de Minas Gerais promove Casamento Comunitário em Ponte Nova


Por Ascom em 1 de julho de 2019

Realizada com apoio de diversos parceiros, iniciativa gratuita contemplou casais do município e dos distritos Pontal e Vau Açu

Em mais uma celebração dos laços familiares e do afeto, 35 casais formalizaram sua união durante o Casamento Comunitário promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais na comarca de Ponte Nova.

O evento, que foi realizado em conjunto com os Cartórios de Registro Civil do Município e com o apoio de diversos parceiros, aconteceu na tarde do sábado (29/6).

Entrada dos casais

Os noivos – moradores de Ponte Nova e dos distritos Pontal e Vau Açu – foram recebidos com uma bela cerimônia, com direito a entrada ao som da Marcha Nupcial executada pela violinista Natália Corcini e pelo músico Túlio Cavalcanti; ornamentação especial; troca de alianças; sorteio de presentes e entrega das certidões.

Noivos, familiares, convidados, parceiros e autoridades lotaram a quadra da Escola Municipal Dr. José Mariano, onde foi realizada a cerimônia

A entrada dos noivos foi precedida pela dama de honra

Da esquerda para a direita: Humberto Eustáquio Martins de Oliveira, juiz de Paz do Primeiro Subdistrito de Ponte Nova; Juliana da Silva Teixeira, substituta da juíza de Paz do Segundo Subdistrito de Ponte Nova; David Henrique de Souza Bicalho, oficial do Segundo Subdistrito; Haylla Bedetti Frade Domus, oficial do Primeiro Subdistrito; tenente Tiago Guimarães, representando a 21º Cia Independente de Ponte Nova; defensora pública Fernanda de Souza Saraiva; defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares; defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG; ten. cel. Antoniezio Alves de Souza, assessor militar da DPMG; José Diogo de Freitas, presidente do Rotary de Ponte Nova; defensor público Moacyr Costa Rabello, diretor do Interior da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, representando o presidente, Fernando Campelo Martelleto

Na presença do juiz de paz do Primeiro Subdistrito de Ponte Nova, Humberto Eustáquio Martins de Oliveira, e da substituta da juíza de Paz do Segundo Subdistrito, Juliana da Silva Teixeira, os noivos declararam o desejo de se unirem em matrimônio e, juntamente com as testemunhas, assinaram o livro de registros matrimoniais.

Perante o juiz de paz, os noivos confirmaram o compromisso

Ao falar sobre o significado do amor para os noivos, o juiz de paz Humberto Martins, afirmou que “o amor cuida, zela, protege e carrega no colo”

O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, lembrou o compromisso da Defensoria Pública mineira com a atuação extrajudicial e salientou a celebração do amor, “a principal importância deste evento”.

“Aqui celebramos também aquilo que talvez seja a atuação primordial da Defensoria Pública, a extrajudicial. Significa proporcionar ao cidadão o acesso aos direitos, de se casarem e terem a sua união formalizada”, disse.

Gério Soares fez votos de felicidades aos noivos e colocou a DPMG à disposição deles. “Que os casais tenham uma vida muito alegre, que construam, dia após dia, uma família e que sejam repletos de felicidades e conquistas. Tenham a Defensoria Pública como a casa de vocês para o que precisarem”, finalizou o DPG.

Defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares

O propósito e o trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida da população foram destacados pelo presidente do Rotary Club de Ponte Nova, José Diogo de Freitas, como objetivos comuns entre a Defensoria Pública e o Rotary.

“A Defensoria tem um papel diferenciado no mundo jurídico, pois é a instituição que tem por objetivo a concretização do acesso à Justiça a todos indistintamente, sendo, portanto, vital ao processo de efetivação de direitos”, afirmou.

José Diogo também traçou um breve panorama do trabalho desenvolvido pelo Rotary, “uma organização internacional dedicada à prestação de serviços humanitários, cujos associados dedicam-se a melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes”.

Presidente do Rotary Clube de Ponte Nova, José Diogo de Freitas

Parcerias

Além dos Cartórios de Registro Civil, foram parceiros da iniciativa – Rotary Club de Ponte Nova, Prefeitura Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais, Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Escola Municipal Dr. José Mariano; Sicoob Jus-MP, Marlene Doces Finos, Padaria Popular, Shirley Cerimonial, Eliane Calais Decoração, Rádios Líder e Ponte Nova, Folha de Ponte Nova, Jornal Líder, Unidade Notícias, Natália Corcini, Escola de Música Percepção Musical Saudali, Padaria Guarapiranga, Musique Escola de Música, Restaurante Camponesa, Café Piranga, Noiva Bela, DJ Emerson Carvalho e Espaço de Beleza Raquel De Lazzari.

A decoração, o bolo e as lembranças do Casamento Comunitário de Ponte Nova foram doados pelos parceiros da DPMG

Presenças

A cerimônia contou com a presença da defensora pública Fernanda de Souza Saraiva, em atuação em Ponte Nova e organizadora da iniciativa; da coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; do diretor do Interior da ADEP-MG, Moacyr Costa Rabello, representando o presidente, Fernando Campelo Martelleto; do chefe da Assessoria Militar da DPMG, ten. cel. Antoniezio Alves de Sousa; do juiz de Paz e da oficial do Primeiro Subdistrito, Humberto Eustáquio Martins de Oliveira e Haylla Bedetti Frade Domus; do oficial e da substituta da juíza de Paz do Segundo Subdistrito, David Henrique de Souza Bicalho e Juliana da Silva Teixeira; do tenente Tiago Guimarães, representando a 21º Cia Independente de Ponte Nova; do vice-presidente da Associação Comercial Industrial de Ponte Nova, Antônio Carlos Martins Brandão; do presidente do Sindicato Rural de Ponte Nova, Francisco Augusto; do diretor da Rádio Ponte Nova, Sérgio Cordeiro; e dos vereadores do Município Carlos Alberto Montanha da Silva, Leonardo Nascimento Moreira e André Pessata Nascimento.

Troca de alianças

As certidões de casamento foram entregues ao final da cerimônia

Com o apoio dos parceiros, foram sorteados presentes entre os noivos



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >