Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria do Consumidor promove exibição de filme em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


Por Ascom em 19 de março de 2019

Nesta sexta-feira, dia 15 de março, a Defensoria Especializada do Consumidor fechou com chave de ouro seus eventos comemorativos relativos à Semana do Consumidor.

Ao longo de toda a semana, entre os dias 11 a 15, a Especializada promoveu e participou de várias atividades. Foram distribuídas balas com dicas para consumo adequado no setor de atendimento da Capital.

Nos dias 12 e 13 de março, a Especializada integrou o Projeto “Consumo Saudável dentro e fora das escolas”, em parceria com o Procon-MG, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, levando para escolas da rede pública e da rede privada de Belo Horizonte ações educativas com foco em Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos do Consumidor. Nestas atividades, houve público de mais de quatrocentas crianças.

No dia 15, a Especializada, por meio de seu coordenador, Daniel Firmato, representou a Defensoria Pública Geral em evento comemorativo ao Dia Mundial do Consumidor, na Procuradoria Geral de Justiça, momento em que participou ao lado do assessor jurídico do Procon-MG, Ricardo Amorim, como debatedor da palestra “O contrato no Código de Defesa do Consumidor: princípios e casos práticos”, que foi proferida pelo promotor de Justiça de Guanhães, Luciano Sotero Santiago.

Ainda no dia 15, a Defensoria Especializada do Consumidor promoveu a exibição do filme “Covardia Capital”, no auditório da DPMG, na Capital, em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que é comemorado exatamente neste dia.

No evento, foi exibido, pela primeira vez na sede da Instituição, o documentário produzido pela DPMG em parceria com outras instituições de defesa do consumidor, como o Instituto Defesa Coletiva e o Procon-PBH.

A produção narra as consequências de práticas abusivas cometidas pelos bancos com os consumidores idosos. Dessa forma, busca impedir práticas abusivas relativas a superendividamento, principalmente de idosos, com uso de recursos de acordos em ações civis públicas propostas contra instituições financeiras. 

Após a exibição foi realizada uma conversa sobre a importância da conscientização do crédito consignado para a pessoa idosa, além da abordagem de casos.

A atividade contou a presença dos defensores públicos integrantes da Especializada: Ana Luiza Bracarense, Daniel Firmato e Sabrina Lamaita Ielo, além de vários usuários de nossos serviços públicos, bem como servidores da Instituição. Esteve presente também o presidente eleito da Adep-MG, Fernando Martelleto.

Filme

O documentário Covardia Capital apresenta histórias de idosos que tiveram a renda da aposentadoria quase totalmente comprometida, devido à concessão de empréstimos bancários consecutivos e, muitas vezes, não autorizados pelos consumidores.

O curta-metragem estreado no Festival Internacional de Cinema de Trancoso, vencedor da categoria júri popular do Festival, foi feito com personagens da DPMG.

Defensor público Daniel Firmato

Da esquerda para direita, defensores públicos Ana Luiza Bracarense, Fernando Martelleto, Sabrina Lamaita Ielo e Daniel Firmato; e o servidor da Especializada, Silas Moura



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >