Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Especializada em Urgências Criminais leva poesia para presas provisórias em São Joaquim de Bicas


Por Ascom em 11 de outubro de 2017

Levar a sociedade civil para dentro das unidades carcerárias com objetivo de desmistificar o sistema prisional. Esta é a proposta que começou a ser desenvolvida pela Defensoria Especializada em Urgências Criminais (DEUC) desde que retomou o atendimento, em julho de 2017, das presas provisórias de Belo Horizonte, recolhidas no Presídio São Joaquim de Bicas II.

Há cada quinzena, enquanto é realizado o atendimento jurídico, a poetisa Jéssica Rodrigues Lima, do projeto História em Construção, do Aglomerado Morro das Pedras, acompanha as detentas, recitando poesias e falando sobre perspectivas de vida.

Durante o atendimento jurídico realizado pela DEUC, a poetisa Jéssica Rodrigues apresenta poesias próprias para as presas provisórias do Presídio São Joaquim de Bicas II

Nascida, criada e atuante no Aglomerado Morro das Pedras, Jéssica Rodrigues explica que sua intenção é mostrar que, é possível seguir outro caminho, que não seja a criminalidade.  “Quando chego no presídio, a sensação é de que estou levando a favela ‘solta’ para dentro da prisão. Elas percebem que somos iguais, viemos dos mesmos lugares. Quando apresento as poesias começam a entender que os morros têm muito mais a oferecer do que somente o caminho do crime. Que elas podem, a partir de uma realidade similar, buscar outros caminhos”, explicou.

Além de levar a cultura da própria realidade das presas provisórias do Presídio São Joaquim de Bicas II, a Defensoria Especializada de Urgências Criminais está arrecadando, também, livros para serem utilizados na organização da biblioteca da unidade prisional. Nesta iniciativa já foram arrecadados aproximadamente 400 exemplares, sendo que a associação cultural e artística, “História em Construção – Vila Antena/Morro das Pedras”, doou mais de 100 livros.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >