Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria geral se reúne com defensores da regional Metalúrgica


Por Ascom em 18 de março de 2014

A defensora pública geral, Andréa Abritta Garzon, acompanhada da chefe de gabinete, Christiane Procópio Malard, do assessor institucional, Wiliam Riccaldone Abreu e do assessor militar, ten. cel. Idzel Fagundes, visitou a Defensoria Pública em Conselheiro Lafaiete, no dia 12 de março (quarta-feira), onde se reuniu com os defensores públicos em atuação na regional Metalúrgica, composta ainda pela cidade de São João del Rey e Resende Costa.

a_DSC5058

Unidade da Defensoria Pública em Conselheiro Lafaiete

O encontro deu continuidade às visitas da defensoria geral por Minas Gerais para observar a realidade de cada regional, promover a integração e a aproximação entre a administração superior e as unidades no interior do Estado.

Entre os assuntos discutidos, Andréa Abritta falou sobre o VII concurso público para a carreira de defensor público, o andamento dos anteprojetos de lei que reestruturam a carreira e reajusta o subsidio da classe, em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, os anteprojetos de lei da atividade meio e da reforma da lei orgânica da Instituição, entregues ao governador do Estado e questões administrativas pertinentes à regional.

a_DSC5051

DPG Andréa Abritta, chefe de gabinete Christiane Procópio, assessor institucional William Riccaldone Abreu e os defensores públicos de Conselheiro Lafaiete e São João del Rei

Além disso, Andréa Abritta lembrou que o primeiro lote das carteiras funcionais já foi entregue, em um café da manhã institucional realizado na sede da DPMG no último dia 11. A DPG ressaltou que até o final de abril a Defensoria Pública deve encaminhar o último lote de dados para a Casa da Moeda. “Em todas as visitas às comarcas da Defensoria Geral está sendo levado, também, o equipamento para a captura de fotos e assinaturas, buscando assim, facilitar para os defensores públicos a realização da coleta dos dados. Lembramos que quem não fez ainda esta captura deve fazer o mais breve possível”.

A defensora geral apresentou, também, o assessor militar da Defensoria Pública, ten. cel.Idzel Fagundes iniciando a interlocução necessária para que a assessoria militar possa atuar na segurança das Defensorias no interior. Em sua apresentação, o ten. cel. Fagundes disse que o gabinete militar, além de trabalhar para a garantia da segurança pessoal e patrimonial da instituição e de seus membros, possibilita a criação de relacionamento entre a Polícia Militar e a Defensoria Pública. “Além das dicas de segurança, o relacionamento interinstitucional é muito importante para uma intervenção preventiva frente ao aumento da criminalidade”.

As próximas regionais a serem visitadas pelos membros da Defensoria Geral são: dia 19/03: Abre Campo (Abre Campo, Caratinga e Manhumirim); dia 26/03:Passos (Cássia, Ibirací, Itamoji, Monte Santo de Minas e São Sebastião do Paraíso) e dia 01/04: Divinópolis (Bambuí, Bom Despacho, Campo Belo, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Itaúna, Lagoada Prata, Luz, Pará de Minas e Pitangui).  Os defensores em atuação nestas comarcas estão convidados a realizar a captura das fotos e assinatura para a confecção da Carteira de Identidade dos defensores públicos.

Visitas interinstitucionais

Após a reunião com os defensores públicos, a DPG Andréa Abritta, acompanhada dos assessores e da coordenadora regional, Criscel Barros da Costa e Oliveira, conheceu o Fórum da cidade.

a_DSC5062

Em visita ao Foro da cidade, a equipe da Defensoria Pública foi recebida pelo juiz de Direito, Paulo Roberto da Silva (2º à direita) e pelo promotor de Justiça Fábio Ordones Martins (2º à esquerda)

Ainda em Conselheiro Lafaiete, a defensora geral esteve na sede do 31º Batalhão de Polícia Militar. A visita teve como objetivo estreitar laços entre as instituições. A comitiva da Defensoria Pública foi recebida pelo comandante da cidade, ten. cel. Sérgio Cardoso. Durante o encontro o comandante colocou a PM local à disposição dos defensores e afirmou que “a unidade já mantém um bom relacionamento com a Defensoria Pública da cidade”.

a_DSC5078

A DPG Andréa Abritta, acompanhada da chefe de gabinete Christiane Malard e dos assessores Wiliam Riccaldone (institucional) e ten. cel. Fagundes (militar), foram recebidos pelo comandante do 31º Batalhão da PMMG, ten. cel, Sérgio Cardoso



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >