Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria mineira formaliza união de casais no 1º Casamento Comunitário de Conceição do Mato Dentro


Por Ascom em 23 de setembro de 2019

Para celebrar o amor e a vida, promover a cidadania e o fortalecimento dos laços familiares, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou o primeiro Casamento Comunitário da comarca de Conceição do Mato Dentro. O evento, que formalizou a união de 17 casais, aconteceu na sexta-feira (20/9), no Ginásio Poliesportivo da cidade.

O apoio de diversos parceiros possibilitou a realização de uma bela cerimônia, com direito a entrada dos noivos em tapete vermelho, ornamentação especial, música ao vivo, benção ecumênica e sorteio de presentes para os casais.

Compuseram o dispositivo de autoridades: o diretor tesoureiro da ADEP-MG, Aloísio Costa Siqueira, representando o presidente da entidade; o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Alexandre Rodrigues de Oliveira; o juiz de paz Raimundo Sérgio de Aguiar; a vice-prefeita Ivete Otoni Santa Bárbara de Abreu; a coordenadora local em Conceição do Mato Dentro, defensora pública Izabella Pires Costa; o assessor institucional da DPMG, Wilson Hallak Rocha, representando o defensor público-geral do estado, Gério Patrocínio Soares; o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira; o promotor de Justiça Rafael Benedetti Parisotto; a vice-presidente da 226ª Subseção da OAB/MG, Priscila Aguiar, representando a presidente; o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais no município, tenente Alexandre Raul Rosa Ferreira; e o oficial do Cartório de Registro Civil Rodrigo Rajão

Compromisso com a atuação extrajudicial

Representando o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, o assessor institucional Wilson Hallak salientou que a realização do Casamento Comunitário “densifica o inarredável compromisso da Defensoria mineira com a atuação extrajudicial, emprestando proteção jurídica à valorização do afeto e promovendo a regularização de relações familiares”.

Wilson Hallak enalteceu a importância dos parceiros para a realização do evento e agradeceu a participação de todos.

Aos noivos, o assessor institucional desejou “sabedoria, companheirismo, tolerância e o verdadeiro amor”.

Assessor institucional Wilson Hallak

A defensora pública Izabella Costa, coordenadora local em Conceição do Mato Dentro, destacou a importância da iniciativa, que concretizou o sonho dos casais, e rendeu agradecimentos aos parceiros por possibilitarem a realização do evento.

Defensora pública Izabella Costa

O prefeito municipal José Fernando Aparecido parabenizou a defensora pública Izabella Costa, pela atuação na comarca e pela realização do Casamento Comunitário, e salientou a importância da Defensoria Pública “no trabalho de resgatar a cidadania e a dignidade das pessoas que mais precisam”.

A cerimônia do casamento civil foi conduzida pelo juiz de paz Raimundo Sérgio de Aguiar. Na presença do magistrado, os noivos declararam o desejo de se unirem espontaneamente em matrimônio.

Acompanhado pela oficial cartorária, o juiz de paz formalizou legalmente a união dos casais

Em seguida, o pastor Wanderson Custódio proferiu uma benção para os casais.

Benção

Com o apoio de parceiros, foram sorteados diversos presentes entre os noivos participantes.

Após a solenidade, foi oferecida uma confraternização para os casais e seus convidados.

Familiares e amigos dos noivos

Confraternização

Entrada das damas de honra

Ornamentação

Noivos

Benção e troca de alianças

A dupla de músicos Ariane Cruz e Vanderlei Alves abrilhantou a cerimônia

Entrega de presentes

Parceiros

De iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais, Unidade Conceição do Mato Dentro, e realizado por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Turismo, o Casamento Comunitário contou com o apoio o Cartório de Registro Civil e da ADEP-MG.

Também foram parceiros do evento:  Polícia Militar de Minas Gerais, Buffet Ideal Bistrô, Associação Comercial e Empresarial e CDL de Conceição do Mato Dentro, Lions Clube, Material de Construção São Geraldo, Colégio Integra, Postos Bansol e São Judas Tadeu, Cartório de Protesto, S&S Transporte Expresso, Farfalla – Centro Estético e Bem-Estar, Clínicas Odontológicas Ápice e dra. Patrícia Pires Costa Pimenta, Hotel Atis, Pousada Pôr do Sol, Pousada Alto do Baú, Pousada Quilombo, Pousada RD e Marlene Doces Finos.

Presenças

Diversas outras autoridades prestigiaram a cerimônia, entre elas, a chefe de Gabinete do prefeito de Conceição do Mato Dentro, Maria de Lourdes; o secretário Municipal de Esportes, Cristiano Simões; os vereadores Cláudio Zoião, Gilberto do Tabuleiro, Gleicieres, Tité, Luiz Oficial, Rômulo Boy, Sidney, Tico Silvério, Vander do Lain e João Marcos; a oficial de Justiça aposentada Martha Soares Pires; a presidente do Lions Clube Maria José Scatolino e demais membros da organização; o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Aécio Lages, e demais membros; e do chefe do Cartório de Registro Civil, Evandro Bicalho.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >