Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria mineira homenageia assistidos no Dia Nacional da Defensoria Pública


Por Ascom em 19 de maio de 2016

Comemoração da data começa com apresentação da Orquestra Jovem do TJMG e agraciamento do deputado estadual Cristiano Silveira

Em Minas Gerais, nesta quinta-feira, dia 19 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública, os homenageados foram os assistidos da Defensoria do Estado.

A Instituição recebeu a Orquestra Jovem do TJMG, que fez uma apresentação musical para os assistidos que aguardavam atendimento na sala de espera da Unidade I, em Belo Horizonte. A atividade, que faz parte do Projeto “Sala de Espera – Oficinas de Cidadania”, integrou a programação da V Semana da Defensoria Pública que, neste ano, marca também a celebração dos 40 anos da Defensoria mineira.

A_DSC_9774

A defensora pública Eliane Medeiros, que está à frente do “Sala de Espera”, explicou o projeto para os assistidos, apresentou a orquestra e anunciou a presença da defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; de assessores da Defensoria-Geral; coordenadores e do deputado estadual Cristiano Silveira, que prestigiou o evento.

A_DSC_9699

Defensora pública Eliane Medeiros apresenta o projeto “Sala de Espera”

Christiane Malard elogiou e agradeceu à defensora pública Eliane Medeiros pelo “projeto maravilhoso” e destacou que a Defensoria Pública de Minas Gerais existe para os assistidos. “Todos os dias, trabalhamos para fortalecer a Defensoria, para que a prestação dos nossos serviços aconteça da forma mais ágil, mais qualificada e eficiente possível”.

A defensora-geral destacou o Dia Nacional da Defensoria, celebrado no dia de Santo Ivo, que foi um defensor das causas dos necessitados e, ao falar sobre os 40 anos de criação da DPMG, relatou que Minas Gerais conta atualmente com 660 defensores públicos em todo o Estado, e que “a intenção é termos cada vez mais defensores e mais estrutura, para atendermos vocês”.

A_DSC_9733

DPG Christiane Malard

Ao apresentar o deputado estadual Cristiano Silveira, a DPG destacou a sensibilidade do parlamentar às causas da Defensoria Pública e salientou a importância do apoio das instituições. “Nós entendemos que, sozinhos, sem o apoio do Tribunal de Justiça, do Poder Legislativo, aqui representado pelo deputado, sem o apoio de todas as instituições e poderes, não conseguiremos fortalecer a Defensoria, para atender, cada vez melhor, vocês, nossos assistidos”.

A defensora-geral agradeceu e parabenizou a orquestra, “pela força e coragem” e, manifestou o sonho “de tornar a Defensoria de Minas a melhor do Brasil”. “Nós, defensores, queremos ser como a orquestra desses jovens, que tocam de forma harmônica, alinhada e orquestrada. Queremos compartilhar a alegria dessas comemorações com todos vocês”, finalizou Christiane Malard.

A_DSC_9707

Defensora-geral, Christiane Malard; deputado Cristiano Silveira; coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar; assessor Institucional, Gério Patrocínio Soares; assessora de Planejamento e Infraestrutura, Roberta de Mesquita Ribeiro; coordenador Regional Cível da Capital, Alexandre Tavares Costa; e a defensora pública Irma Luzia de Paiva Reis

O deputado estadual Cristiano Silveira cumprimentou o Tribunal de Justiça pelo projeto Orquestra Jovem e parabenizou os defensores públicos pela data comemorada.

Em seu primeiro mandato como deputado, Cristiano Silveira destacou que, no período de um ano meio de sua atuação parlamentar, “a Defensoria Pública tem sido a instituição da estrutura do Estado que mais tem nos ajudado na defesa dos direitos humanos. Os cidadãos mais pobres são aqueles que mais têm seus direitos violados e a Defensoria tem sido o lugar onde temos encontrado apoio, respaldo e parceria”.

D_DSC_9762

Deputado estadual Cristiano Silveira

Ao falar para os assistidos, o deputado destacou a competência técnica do trabalho dos defensores públicos e o papel da Instituição no acesso cidadãos mais pobres à justiça e ao direito. “Vocês estão sendo atendidos por um corpo de operadores do direito da melhor qualidade, o que significa que os serviços que estão sendo prestados para vocês não perde em qualidade para nenhum escritório de advocacia. Vocês estão muito bem atendidos e dou meu testemunho de que a defensora-geral, Christiane Malard, é uma incansável lutadora para ampliar os serviços e os programas da Defensoria. Estou aqui publicamente pactuando essa parceria em defesa ao acesso ao direito constitucional de todo cidadão brasileiro, que, aqui em Minas Gerais, estamos trabalhando para que seja cumprido efetivamente”, concluiu Cristiano Silveira.

A_DSC_9803

Integrantes da orquestra; DPG Christiane Malard; deputado Cristiano Silveira; e a defensora pública Eliane Medeiros

Defensora-geral homenageia deputado Cristiano Silveira com a Medalha do Mérito

Após a apresentação da orquestra, a defensora-geral, Christiane Malard, recebeu o deputado em seu gabinete, onde fez a entrega da Medalha do Mérito ao parlamentar, que não pôde comparecer na solenidade de outorga. Cristiano Silveira foi agraciado com a Medalha de Honra.

A_DSC_9823

A_DSC_9829

Assessor Institucional, Gério Patrocínio Soares; assessor Jurídico-Institucional, Cláudio Miranda Pagano; defensora-geral, Christiane Malard; deputado estadual Cristiano Silveira; assessora Jurídico-Institucional, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; assessor Institucional, João Paulo Tôrres Dias; e o coordenador Regional Cível da Capital, Alexandre Tavares Costa



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >