Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública atinge a marca de 100 mil assistidos cadastrados


Por Ascom em 29 de março de 2014

No dia 20 de março, a Defensoria Pública de Minas Gerais atingiu a marca de 100 mil assistidos cadastrados. O número, embora seja uma marca representativa, é inferior à quantidade de pessoas que foram atendidas pela Instituição, uma vez que o Sistema de Gestão da Defensoria Pública (Siged) foi iniciado em agosto de 2010.

Uma singela comemoração realizada no Setor de Atendimento na tarde do dia 20 assinalou a importância para a Instituição da marca de 100 mil assistidos cadastrados.

A__DSC5685
Por iniciativa das servidoras do setor, Carla Araújo, Ioni Vinhal, Eulina e Luciana Ramos, a comemoração contou até com decoração personalizada para a ocasião

O coordenador de Atendimento, defensor público Vladimir Rodrigues, ressaltou que o aumento exponencial do cadastro representa o grau de inserção da Defensoria Pública junto à sociedade. “O crescimento do número de assistidos representa o aumento do acesso da população à ordem jurídica justa e a inserção social do cidadão carente, que consegue ver na Defensoria um órgão criado exclusivamente para as pessoas que, de certa forma, são invisíveis socialmente. Todos nós devemos nos sentir orgulhosos de fazermos parte de uma engrenagem de uma Instituição que faz valer os direitos dessas pessoas”.

A__DSC5689
Coordenador Vladimir Rodrigues

Vladimir resgatou a história do Siged, que foi desenvolvido por servidores da própria Instituição, “em um trabalho executado com muita boa vontade e sem dispor de muitos recursos”.  Ao agradecer a equipe em nome da servidora mais antiga do setor, Neide de Fátima Lacerda, o coordenador destacou as qualidades dos servidores do Atendimento. “Os trabalhadores são o principal do setor, todos comprometidos, valentes e dedicados. Trabalhar no Atendimento é árduo devido ao excesso de demandas e à complexidade dos serviços que, além do atendimento jurídico, é casado com assistência social e acolhimento psicológico”.

Também a defensora e assessora da Corregedoria-Geral, Ana Luiza Bracarense, que já atuou na coordenação do Atendimento, agradeceu os servidores, destacando sua força e caráter, sem as quais, o setor não funcionaria.

A__DSC5691
Ex-coordenadora do Atendimento Ana Luiza Bracarense

Representando a defensora geral, Andréa Abritta Garzon, o assessor Institucional, Glauco David de Oliveira Sousa, justificou a ausência da DPG, enfatizou a representatividade do número alcançado e ressaltou as qualidades da equipe do Atendimento. Glauco David falou ainda sobre o desejo da Instituição de valorizar seus servidores e informou que a Lei da Área Meio já se encontra em apreciação no Governo Estadual. “O número de 100 mil assistidos cadastrados, embora não espelhe a quantidade real de pessoas atendidas, é bastante significativo para a Defensoria Pública. O Atendimento é a porta de entrada da Instituição e o setor, que já vinha evoluindo desde as últimas coordenações, agregou o aspecto humanitário trazido pelo coordenador Vladimir. Ninguém faz nada sem uma boa equipe e atribuo o mérito aos servidores que realizam um atendimento de qualidade para a população que está cada vez mais exigente e consciente de seus direitos. Quanto mais assistidos vierem, quanto mais pudermos receber, será melhor para a sociedade e para a Defensoria Pública. Com muito trabalho, mostrando porque existimos e fazendo bem a nossa atividade, vamos conseguir avançar cada vez mais e teremos condições e credibilidade para chegarmos onde queremos e merecemos”.

A__DSC5694
Assessor Glauco David de Oliveira Sousa

O subdefensor público geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, também ressaltou o papel do coordenador Vladimir na humanização do Atendimento da DPMG e destacou o valor dos integrantes da equipe.

Diversos membros da Defensoria Geral, defensores públicos e servidores prestigiaram a comemoração.

A__DSC5695
Subdefensor público geral Wagner Geraldo Ramalho Lima

A__DSC5704
Equipe do setor de Atendimento e defensores presentes na comemoração

Fonte: Ascom / DPMG (28/03/2014)

 

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >