Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública condecora homenageados com a Medalha de Honra


Por Ascom em 3 de julho de 2014

A Defensoria Pública entregou, na terça-feira (01), as Medalhas de Honra da Defensoria Pública aos homenageados que não puderam comparecer na solenidade realizada no dia 20 de maio, durante as comemorações da Semana da Defensoria Pública.

Foram condecoradas a secretária de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Adriene Barbosa de Faria Andrade e o defensor público Egberto Campos Batista.

Ao entregar a honraria, a defensora pública geral Andréa Abritta ressaltou que, apesar da Medalha do Mérito ser prevista na lei orgânica da Instituição, esta foi a primeira vez que a Instituição concedeu a condecoração em suas três designações: Grande Colar do Mérito, Medalha de Honra e Comenda do Mérito. “A homenagem é singela, mas, talvez, a maior grandeza para estes primeiros 40 agraciados esteja no fato de serem os primeiros a recebê-la”.

A primeira homenageada a receber a condecoração foi a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Adriene Barbosa. A DPG ressaltou que a insígnia é destinada às pessoas e entidades que contribuíram para solidificação e elevação da Defensoria Pública no Estado. “A conselheira Adriene Barbosa compreendeu a importância da nossa Instituição. Além disso, sua história é marcante não só pela sua condição de líder e seu conteúdo político, mas também, pela sua caminhada frente à administração pública”, disse Andréa Abritta.

a_DSC9860

O subdefensor público geral, Wagner Geraldo Ralho Lima entregou o diploma que acompanha a Medalha de Mérito da Defensoria Pública. Ao receber a condecoração, Adriene Barbosa disse que a Defensoria Pública ocupa hoje seu devido lugar no cenário mineiro em função de seu histórico de luta. “Ocupa, porque deveria ocupar a mais tempo pela sua importância no contexto do ser humano e da cidadania. Levo esta homenagem para a minha instituição que a recebe com muita honra. Pessoalmente, guardarei com respeito este tributo”

Ao entregar a medalha ao defensor público Egberto Campos Batista, juntamente com o corregedor geral, Ricardo Sales Cordeiro, a defensora geral relembrou que o colega, hoje aposentado, ingressou na carreira em 1994, no mesmo concurso prestado por ela, tendo sido presidente eleito da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais no período de 1998 a 2000.

“Homenagear-te – ressaltou Andréa Abritta – é um dever da Instituição. Considerando o que éramos e o que hoje somos, você representou papel efetivo para a construção de uma Defensoria Pública forte, atuante e reconhecida. Muito ainda temos que avançar, mas sem nenhuma dúvida, mais do que um tijolo, você foi importante para a fundação desta obra”.

a_DSC9869

Emocionado, Egberto Batista recebeu o diploma e a Medalha de Honra da defensora geral, Andréa Abritta e do corregedor geral, Ricardo Sales. Agradeceu aos membros do Conselho da Medalha pela escolha de seu nome e afirmou que a honraria que agora a Defensoria Pública realiza é a solidificação de um trabalho que começou no passado

a_DSC9882

Os homenageados e a equipe da Defensoria Geral

Por último, recebeu a medalha a secretária de Estado da Casa Civil e Relações Internacionais, Maria Coeli Simões Pires. A entrega foi feita pela defensora pública geral, Andréa Abritta e pelo corregedor geral, Ricardo Sales Cordeiro. Andréa Abritta ressaltou que a homenagem à secretária da Casa Civil era devida e merecida, por todo apoio que a Defensoria Pública obteve do governo durante os últimos quatro anos, “apoio este que nos permitiu avançar muito, principalmente no sentido de ter nossa autonomia reconhecida. O governo de Minas Gerais, e toda a sua equipe, teve a sensibilidade e a visão da importância da Instituição e do seu pertencimento ao Estado, pois onde está a Defensoria Pública, é a força do Estado de defesa que se faz presente”.

a_DSC9925

“É uma alegria muito grande estar aqui e receber uma medalha que muito me honra. Me sinto feliz em poder trazer o reconhecimento, a admiração e a responsabilidade do governo de Minas para com a Defensoria Pública. Este momento marca a cumplicidade, o respeito e o carinho por uma Instituição que pertence ao estado de Minas Gerais”, agradeceu Maria Coeli Simões

a_DSC9930

Maria Coeli Simões e a equipe da Defensoria Geral

Medalha do Mérito da Defensoria Pública

A condecoração é a distinção honorífica oferecida pela Instituição às autoridades civis e militares, pessoas da sociedade civil e pessoas jurídicas que tenham contribuído de maneira excepcional para o engrandecimento da Defensoria Pública ou atuado efetivamente na causa dos necessitados.

Criada em 2013, a comenda passa a ser conferida anualmente por ocasião das comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio, e tem três designações: Grande Colar do Mérito, Medalha de Honra e Comenda do Mérito.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >