Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública de Minas participa da abertura de seminário na Cidade Administrativa sobre violência contra a mulher


Por Ascom em 11 de novembro de 2019

A coordenadora da Defensoria Especializada no Direito da Mulher em Situação de Violência (Nudem), Renata Salazar Botelho, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) na abertura do 1º Seminário de Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher, nesta segunda-feira (11/11). A chefe de Gabinete da Instituição, Raquel Gomes de Souza Dias, também esteve presente.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, abriu o seminário, que foi organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar e Polícia Civil. O evento reuniu, no auditório JK, da Cidade Administrativa, cerca de 500 profissionais da segurança pública que atuam com a temática da prevenção e combate da violência contra a mulher.

A defensora pública Renata Salazar Botelho (1ª à direita) compôs o dispositivo na abertura do seminário

O objetivo é qualificar o atendimento às vítimas a partir da mobilização desses profissionais – a maioria homens -, que são responsáveis, muitas vezes, pelo primeiro contato e atendimento das mulheres após um crime. O governador ressaltou os avanços de seu governo na redução dos índices de criminalidade, mas ponderou o desafio de avançar no combate ao feminicídio e a violência doméstica.

“Minas Gerais, infelizmente, ainda é um estado de destaque nesse tipo de delito. E eu quero muito que mudemos essa triste realidade. Essa integração entre as forças de segurança é fundamental, a apuração rápida e a punição aos culpados, a mesma coisa”, afirmou Romeu Zema.

Evento reuniu cerca de 500 profissionais ligados à temática da violência contra a mulher

A capacitação tem abrangência estadual e será ministrada por professores e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação João Pinheiro ao longo de toda esta segunda-feira. Temas como os fatores de risco para a violência contra a mulher no contexto doméstico e a análise destes dados estatísticos serão abordados.

Também participou do evento a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, promotora de Justiça Patrícia Habkouk, representando o procurador-geral, Antônio Sérgio Tonet.

Com informações da Agência Minas



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >