Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública de Minas participa de homenagens às vítimas de Brumadinho


Por Ascom em 27 de janeiro de 2020

No dia em que se completou um ano da tragédia do rompimento da barragem, cerimônia marcou o lançamento da pedra fundamental do Memorial às Vítimas

A Defensoria Pública de Minas Gerais participou, neste sábado (25/1), em Brumadinho, do lançamento da pedra fundamental do Memorial às Vítimas do Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão.

A cerimônia, realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura local e a Associação dos Familiares de Vítimas do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (Avabrum), prestou homenagem aos 272 mortos e familiares na data em que se completou um ano da tragédia.

Gério Patrocínio Soares (à direita) participa do lançamento do Memorial junto com o governador Romeu Zema

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, representou a Instituição e recebeu, ao lado dos defensores públicos Antônio Lopes de Carvalho Filho, Carolina Morishita Mota e Paula de Deus Mendes do Vale, que atuam na sede de Brumadinho, uma placa de agradecimento dos organizadores do evento, com os seguintes dizeres:

“Os familiares das vítimas fatais do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho-MG, agradecem à Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais por todo o apoio recebido nos últimos 365 dias”.

Defensores públicos recebem placa de agradecimento das mãos de representante da associação das vítimas

Participaram também da cerimônia a subdefensora-geral, Marina Lage Pessoa da Costa, e a defensora pública Sara Cordeiro Matoso, que também atua em Brumadinho. A Defensoria Pública de Minas Gerais está presente em Brumadinho desde 25 de janeiro de 2019, dia da tragédia, já tendo realizado mais de 4.400 atendimentos aos atingidos desde então e viabilizado um inédito acordo de reparação extrajudicial.

Também foram homenageados o governador Romeu Zema e os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais.

Além dos comandantes das Forças de Segurança do Estado, participaram da cerimônia secretários de Estado, deputados estaduais e demais lideranças políticas, representantes de entidades e da comunidade.

Familiares de vítimas foram homenageados em uma emocionante cerimônia

Familiares prestaram homenagens às vítimas

Memorial

O Memorial é resultado de solicitação dos familiares das vítimas, representados pela Avabrum. Os projetos estão em elaboração e serão custeados pela Vale. Tem como proposta ser um espaço de reflexão, contemplação, respeito às vítimas e marco de uma lembrança para que essa tragédia nunca mais se repita.

A representante dos familiares e membro da Avabrum, Kenya Lamounier Paiva, afirmou que o espaço será importante para que a história da tragédia não caia no esquecimento. “Precisamos trazer para este local paz e serenidade. Contaremos todas as histórias de vida com respeito e orgulho. Memorial para dignidade é a forma que temos de homenagear os nossos, ele será um tributo à vida”, afirmou.

Defensores públicos com atuação em Brumadinho participaram das homenagens

Fonte: Ascom (27/1/2020), com informações do Governo do Estado


Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >