Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública em Betim realiza Casamento Comunitário em parceria com a Prefeitura Municipal


Por Ascom em 31 de outubro de 2017

A Defensoria Pública em Betim promoveu, na quinta-feira (26/10), em parceria com a Prefeitura de Betim, o Casamento Comunitário na comarca. A cerimônia aconteceu no Ginásio Divino Braga. No total, 58 casais realizaram o sonho de oficializar a união, com direito a marcha nupcial, tapete vermelho, vestido de noiva, foto oficial e recepção.

Casamento Comunitário em Betim

Os noivos foram apadrinhados pelos casais formados pela defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, e pelo coordenador Local da Defensoria Pública em Betim, Luís Renato Braga Arêas Pinheiro; e também, pelo vice-prefeito de Betim, dr. Vinícius Rezende, acompanhado da secretária de Gabinete, Cleusa Lara; pelo secretário de Governo e procurador-geral do Município, Bruno Cypriano e esposa; e pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Betim, Léo Contador, e a secretária de Assistência Social, Fabiane Patrícia Quintela.

A defensora-geral, Christiane Malard e o coordenador local, Luís Renato Arêas, formaram um dos casais que apadrinharam os noivos

No dispositivo, aguardavam a entrada dos noivos, o juiz de Direito, Gustavo Cheik e o pastor Adimilson Marcelino Gonçalves. Presentes, ainda, os assessores Institucionais, Gério Patrocínio Soares e Nikolas Stefany de Macedo Katopodis e os defensores em atuação na comarca, Renata Pacheco Duarte e Maxnei Gonzaga.

Dispositivo oficial

A defensora pública-geral, Christiane Malard, iniciou seu discurso com uma mensagem para os noivos sobre a importância do amor, com a citação bíblica de Coríntios (1 Cor 13: 1-13): “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato retine”

Christiane Malard ressaltou o compromisso da Defensoria Pública em atuar extrajudicialmente, “emprestando proteção jurídica à valorização do afeto e promovendo a regularização de relações familiares”.

A defensora-geral destacou, também, que o casamento é importante para a estruturação dos núcleos familiares e o estreitamento das relações afetivas entre pais e filhos. “Fatores importantes para a prevenção à criminalidade e ao ingresso ao mundo das drogas e outras dependências”, disse.

Ao final, agradeceu aos parceiros da iniciativa, em especial à Prefeitura de Betim que cedeu toda a infraestrutura e o apoio logístico para a realização do evento e aos cartórios que, alterando a rotina de trabalho, possibilitaram a efetivação do casamento. “A estes e aos outros que se uniram a esta causa, rendo minha gratidão, desejando que jamais cesse a motivação de todos para estarem conosco”, sublinhou.

Aos noivos, Christiane Malard desejou sabedoria, companheirismo, tolerância e “o verdadeiro amor, o que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta”

O coordenador local da Defensoria Pública em Betim, Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, ressaltou a importância da iniciativa, uma vez que proporciona às pessoas, com efetividade, a realização do sonho do casamento. “Protege-se a família com a estabilidade e a segurança jurídica que o casamento proporciona”, afirmou.

Luís Renato Arêas desejou aos casais muita felicidade, com amor no coração

O vice-prefeito de Betim, dr. Vinícius Rezende, representando o prefeito municipal, Vittório Medioli, ressaltou que o casamento é um marco importante na vida de um casal, ressaltando que a realização do Casamento Comunitário em Betim teve cada detalhe pensado com cuidado e carinho pelas equipes da Defensoria Pública e da Prefeitura Municipal.

“Parabéns aos casais pela união. O casamento tem seus percalços e dificuldades, mas com muito amor, sabedoria e respeito é possível superar tudo. Desejo muitas felicidades a todos e registro a alegria de ter sido padrinho, de uma só vez, de 58 casais”, finalizou o vice-prefeito de Betim, dr. Vinícius Rezende.

Benção dos casais e troca de aliança

Ao final da solenidade, foi oferecida recepção aos noivos, com shows para o público presente e espaço para recreação infantil. A realização do Casamento Comunitário em Betim mobilizou mais de 45 parceiros que ofereceram, gratuitamente: curso de noivos com palestras sobre matrimônio, economia doméstica e orientações jurídicas, vestidos de noiva, fotografia, filmagem, cerimonial, decoração, maquiagem e penteado, serviço de traslado das noivas, serviço de barbearia aos noivos, convites impressos e virtuais, limpeza dentária e clareamento bucal, orquestra da cerimônia, transmissão ao vivo do evento, sorteio de alianças, buquês das noivas, eletrodomésticos, cartão de benefícios em saúde e em diversos comércios do município, cortesias e descontos em hospedagens.

Secretária de Gabinete, Cleusa Lara; juiz de Direito, Gustavo Cheik; pelo vice-prefeito de Betim, dr. Vinícius Rezende; assessor Institucional, Nikolas Stefany de Macedo Katopodis; defensora-geral, Christiane Malard; coordenador local em Betim, Luís Renato Arêas; assessor Institucional, Gério Patrocínio Soares; presidente da Câmara dos Vereadores de Betim, Léo Contador; secretária de Assistência Social, Fabiane Patrícia Quintela; secretário de Governo e Procurador Geral do Município, Bruno Cypriano; e pastor Adimilson Marcelino Gonçalves

Clique aqui para ver mais fotos.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >