Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública em Cássia recebe convite para integrar projeto de acolhimento da mulher em situação de violência


Por Ascom em 28 de junho de 2019

A Defensoria Pública de Minas Gerais em Cássia recebeu, no dia 27 de junho, uma visita institucional dos prefeitos Marco Leandro Almeida Arantes (Cássia) e Carlos Renato Lima Reis (Passos), além do delegado regional de Passos, Marcos de Souza Pimenta.

Em reunião com a coordenadora Local, defensora pública Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, eles iniciaram as tratativas para análise da possibilidade de implantação na comarca de projeto de acolhimento da mulher em situação de violência.

Apesar de a comarca de Cássia não dispor de delegacia especializada, o delegado regional Marcos de Souza Pimenta pretende instalar o Centro de Acolhimento à Mulher (CAM), com o apoio da Prefeitura e da Defensoria, em função do aumento dos casos relativos à violência doméstica.

A ideia é que o acolhimento seja feito por equipe multidisciplinar integrada por psicóloga, assistente social e defensora pública, e na medida do possível, na Delegacia, por profissional do sexo feminino.

A Defensoria Pública se dispôs a participar do projeto com o atendimento às vítimas, o que já é feito em vários casos, e orientação jurídica, inclusive com requerimentos de medidas protetivas de urgência.

Defensora Ariadne Sousa Ramos; a chefe de Gabinete Olga de Oliveira; o delegado regional Marcos de Souza Pimenta; e o prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis

A coordenadora Local explica que “embora a comarca seja pequena e conte com a atuação de apenas uma defensora, a Defensoria Pública em Cássia sempre foi referência na defesa da mulher em situação de violência, promovendo palestras sobre o tema e participando de eventos correlatos”.

Segundo o delegado regional Marcos de Souza Pimenta, a ideia já foi discutida com os defensores que atuam em Passos, tendo sido bem acolhida também.

Uma das sugestões da defensora pública Ariadne Sousa Ramos, que coincide com a intenção do delegado, é a criação de cursos para inserir o agressor, com a intenção de trabalhar preventivamente a violência doméstica.

As propostas serão analisadas pelo prefeito Marco Leandro Almeida Arantes, que buscará meios para instalar o serviço de acolhimento em Cássia, visando à redução da violência contra a mulher, com o apoio da Defensoria Pública.

Ariadne Ramos, Marcos Pimenta, Marco Arantes, Olga Oliveira e Carlos Reis

Após a reunião, os participantes participaram de um café na sede da Defensoria e e receberam exemplares da cartilha “Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela Garantia dos Direitos das Mulheres”, tema da campanha deste ano da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep).



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >