Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública em Contagem promove palestra sobre alienação parental


Por Ascom em 6 de outubro de 2017

A Defensoria Pública em Contagem, em parceria com a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), promoveu, no dia 29 de setembro, no auditório da OAB, a palestra “Alienação parental sob a visão das constelações sistêmicas familiares”, com a terapeuta sistêmica de famílias Adriana Castro. Presentes no evento, as defensoras públicas Samantha Vilarinho, em atuação na Defensoria Especializada de Defesa da Mulher em Situação de Violência, e Bruna Helena Neves Oliveira Roldan, em atuação em Contagem.

Para a defensora pública Bruna Helena Neves Oliveira, “o encontro para debater o tema da alienação parental sob a visão das Constelações Familiares é de suma importância para a Defensoria das Famílias, na medida em que há um significativo número de processos em que se discute guarda e regulamentação de visitas sem solução efetiva. Isto porque os pais, ou um deles, têm uma postura bastante resistente em relação ao outro, usando, ainda que sem saber, os filhos, como escudo ou arma, para se defender ou atacar,” frisou.

Conforme a defensora pública, esta situação impede a realização de acordos e faz com que os processos se arrastem sem solução e, após a sentença, a situação, não efetivamente resolvida, leva ao descumprimento da determinação judicial.

Bruna Helena Neves considera a constelação familiar “uma solução muito mais profunda e sistêmica, que, talvez, leve as partes a uma reflexão e responsabilização, fazendo-as entender a raiz do problema e, assim, partir para uma possível e efetiva resolução, que o processo judicial jamais trará”, destacou.

Da esquerda para direita: A juíza da 2ª Vara de Familia de Contagem, Daniella Nacif; a defensora pública, Bruna Helena Neves Oliveira; o secretário-geral da OAB Contagem, Rogério Lisboa; a palestrante, Adriana Castro; a defensora pública Samantha Vilarinho; a juíza da 1ª Vara de Família de Contagem, Cristiana Mota; e a presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB Contagem, Francilene Gomes da Silva



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >