A Defensoria Pública em Montes Claros participou, no dia 01º de junho, da XI Ação Rotária, na comunidade rural de Morro Vermelho, zona rural de Montes Claros. O evento foi realizado pelo Rotary Clube Montes Claros Sul, com a parceria da Defensoria Pública.
Participaram a defensora e coordenadora regional Norte, Maurina Fonseca Mota de Matos e a gestora do Nudem/MOC, Maiza Rodrigues da Silva, prestando orientação jurídica aos moradores da comunidade e do entorno .
Durante o evento foram realizados mais de 50 atendimentos jurídicos nas áreas de registro civil, família, propriedade, direito à moradia, saúde e orientações quanto a Lei Maria da Penha.
Além do atendimento jurídico foram oferecidos serviços de saúde, tais como, aferição de pressão arterial, medição de glicose, atendimento médico, atendimento à saúde da mulher com agendamento para o exame de mamografia e atendimento odontológico; registros de nascimento, casamentos, óbitos e segundo via em geral; e orientações sobre benefícios previdenciários.
Aconteceu, também, a partida de futebol com jogadores da comunidade, tendo como campeão o time da comunidade de Monte Sião.

A defensora pública Maurina Matos e a gestora Maiza Rodrigues realizaram atendimento jurídico à população rural de Montes Claros durante XI Ação Rotária
De acordo com a defensora pública Maurina Matos é muito importante para a Instituição participar em eventos desta natureza, levando orientações sobre cidadania e direitos à população carente. “Dentre as orientações realizadas durante a ação, encaminhamos um senhor, de 58 anos, morador da zona rural da cidade, que não possuía registro de nascimento ao cartório de registro civil que, imediatamente procedeu o o assento de nascimento”, exemplificou.