Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública em Montes Claros realiza mutirão carcerário nos presídios do município


Por Ascom em 22 de janeiro de 2015

A Defensoria Pública em Montes Claros realizou, entre os dias 12 e 15 de janeiro, mutirão carcerário para o atendimento de detentos dos dois presídios do município. Do total de 1431 reclusos nas unidades, 879 solicitaram o atendimento da Defensoria Pública, sendo entrevistados pessoalmente pelos defensores públicos que participaram da iniciativa, com a colaboração de estagiários da Instituição.

_IMG_3899

Atendimento individual dos detentos nas unidades prisionais de Montes Claros durante a realização do Mutirão Carcerário

Após a fase de coleta de informações, a Defensoria Pública iniciou o trabalho de elaboração dos pedidos cabíveis. De acordo com o coordenador local substituto da Instituição em Montes Claros, defensor público Cláudio Fabiano Pimenta, os pedidos, em sua maioria, foram de progressão de regime, concessão de saídas temporárias, indulto, comutação de pena, revogação de prisão preventiva, relaxamento de prisão em flagrante, liberdade provisória, transferências e informações processual, entre outros.

Durante o período do mutirão a Defensoria Pública em Montes Claros realizou, também, inspeções nas unidades prisionais. “Além das informações obtidas com os reclusos a respeito das condições carcerárias, pudemos avaliar a situação dos presídios e assim reivindicar as melhorias necessárias”, explicou o defensor público Cláudio Pimenta.

O defensor público ressaltou a atuação dos envolvidos na ação, destacando o empenho redobrado dos defensores públicos e estagiários que cooperaram de forma voluntária, sem prejuízo de suas atividades. “Registro, ainda, o apoio dispensado pela Defensoria Geral neste importante trabalho. Ciente de que muito ainda há por fazer, o mutirão se encerrou com o com o sentimento do dever cumprido”, finalizou.

Atuaram no Mutirão Carcerário os defensores públicos: Cláudio Fabiano Pimenta, Alexandre Perin da Paz, Cibele Nogueira Gil, Edna Guimarães Câmara e Margarida Maria Barreto Almeida. Colaboraram, ainda, os estagiários: Angélica Rodrigues Fernandes, Arlon Soares Braz, Gabriel Leorran Santos Brito, Karoline Fagundes de Oliveira, Sulamita Popoff Braga e Welvison Jordan Rodrigues Silva e os servidores Landulfo Santana Prado Filho e José Elias Soares Melo.

_IMG_3897

Defensores públicos e estagiários que cooperaram voluntariamente para a realização do Mutirão Carcerário em Montes Claros

_IMG_3902

Defensores públicos e estagiários que cooperaram voluntariamente para a realização do Mutirão Carcerário em Montes Claros



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >